‘Prima’ é selecionado pelo Movimento Mapa Educação

O Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) foi selecionado pelo Movimento Mapa Educação, cujo objetivo é mostrar ações desenvolvidas para inovar e melhorar a educação brasileira. A conferência para o público conhecer mais detalhes do Prima ocorrerá no dia 29 de agosto, em Brasília. Desenvolvido desde 2012 pelo Governo do Estado, o Prima tem como meta a inclusão social e o desenvolvimento da educação paraibana através da música.

O maestro Alex Klein, gestor do Prima, afirmou que a seleção do Projeto para servir de exemplo ao País sobre o que mais de inovador tem sido executado na educação brasileira é mais um incentivo para alunos e professores. “Desde que o Prima foi lançado, em 2012, não tínhamos dúvidas de que estávamos participando de um projeto audacioso, moderno e, acima de tudo, com capacidades plenas de alcançar os objetivos a que se propôs: incluir por meio da educação. Esse reconhecimento do Mapa Educação, um movimento desenvolvido por vários segmentos da sociedade, mostra que temos conseguido”, disse.

Os representantes do Prima em Brasília serão Sérgio Aires, coordenador do projeto, em Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa, e a aluna Elaine Santos, também do Polo de Cabedelo. O desejo de Sérgio Aires é que agora o Prima possa ser replicado em outros Estados brasileiros. “A música é fundamental no nosso projeto, mas é necessário lembrar que é apenas uma ponte para algo bem maior, que é a educação. É por meio da educação que conseguimos mudar realidades. Por isso, estamos muito felizes com esse reconhecimento”, destacou.

Sérgio e Elaine terão 15 minutos para apresentar a um público formado por empresários, educadores, políticos e outros integrantes da sociedade brasileira como o Prima impactou, positivamente, a educação paraibana. “Sem sombra de dúvidas será um momento de muita emoção. Vamos fazer essa apresentação do Prima com muita responsabilidade, porque esta e outras conquistas que temos obtido nos dizem claramente que o Prima tem condições necessárias de ser um exemplo bem sucedido para o Brasil, seja na educação, na inclusão ou na música”, destacou Alex Klein. “Não há dúvidas de que vem sendo”, prosseguiu.

Mapa Educação – O Mapa Educação é um movimento que tem como objetivo engajar o jovem no debate nacional para uma educação de maior qualidade. O Conselho do Movimento é formado por pessoas de diferentes áreas que colaboram com experiências, sugestões e críticas a desenvolver novos projetos educacionais com cada vez mais abrangência e impacto.

Entre as inciativas do Movimento Mapa Educação está o Manifesto Mapa do Buraco, que contou com vozes de diferentes setores da educação, de ex-presidentes, atuais parlamentares e secretários de educação a diretores executivos de fundações, professores, sindicalistas e estudantes, visa construir um panorama honesto das escolas brasileiras e, potencialmente, sugerir ações urgentes para a transformação na educação que o Brasil tanto aguarda e merece. A análise foi baseada em entrevistas e no estudo de documentos base.