Projeto cria semana sobre a dislexia

Tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um Projeto de Lei do deputado estadual Tião Gomes (Avante) que prevê a criação da Semana Estadual de Conscientização sobre a Dislexia, entre os dias 10 e 16 de outubro.

Conforme do texto do PL Nº 273-2019, a semana terá como objetivos levar ao conhecimento dos pais, professores, cuidadores e a população paraibana informação sobre esse tratamento de aprendizagem, orientar a respeito do diagnóstico, do tratamento e caso seja diagnosticado algum caso, o aluno ou aluna deverá ter acompanhamento especializado.

“A dislexia, definida como uma deficiência na área da leitura reflete a dificuldade em mapeamento fonético. Apesar de vivermos em uma sociedade massificada, onde quase todos os serviços hoje em dia são colocados à disposição do cidadão sem levar em conta as particularidades de cada pessoa, restando ao cidadão aderir ou não, temos que entender que existem pessoas que tem um jeito peculiar de ser e de aprender a linguagem escrita, mas que nem por isso não é uma pessoa inteligente ou até mesmo genial”, defendeu o deputado.

Tião Gomes disse ainda que a dislexia “é um distúrbio ou transtorno de aprendizagem que não podemos mais ignorar. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 5% a 17% da população mundial é disléxica. No Brasil temos em torno de 7% das crianças, a maioria meninos”.

O Projeto autoriza as unidades escolares, públicas e privadas de celebrar parcerias com a Secretaria de Saúde do Estado, FUNAD, organizações não-governamentais, associações sem fins lucrativos, tendo em vista a elaboração de palestras e atividades lúdicas para serem realizadas durante a Semana Estadual de Conscientização sobre a Dislexia.