Ricardo determina volta do abastecimento em CG

“Até amanhã a água deverá chegar às casas das áreas em racionamento em Campina Grande e mais 18 cidades”. O anúncio foi feito pelo governador Ricardo Coutinho tão logo soube da decisão do desembargador Abraham Lincoln, da 2ª Câmara Cível, anulando a liminar que suspendia o fim do racionamento d’água de Campina Grande e região, na tarde desta sexta-feira (25). A decisão acatou ação do Governo do Estado para revogar liminar da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande.

Assim que soube da decisão do desembargador Abraham Lincoln, o governador Ricardo Coutinho determinou a normalização do abastecimento d’água em Campina Grande. “A água tá chegando”, afirmou em uma postagem no twitter. E ressaltou: “Reafirmo aos paraibanos a seriedade e zelo da gestão”.

No seu despacho, o desembargador Abraham Lincoln destaca que a decisão da juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande não teve uma prévia audição do Governo do Estado, que pudesse apresentar os estudos técnicos que justificam o fim do racionamento.

O governador Ricardo Coutinho havia antecipado a retomada do abastecimento regular de água para esta sexta-feira (25), com base em dados técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), respaldados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e Agência Nacional de Águas (ANA).

Os estudos atestam que o Açude Boqueirão atingiu o volume de 8,2% de sua capacidade, saindo do chamado “volume morto”, o que garante segurança hídrica para a região. O fim do racionamento vai beneficiar mais de 700 mil pessoas dos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Pocinhos, Queimadas, Barra de Santana, Caturité, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Cabaceiras, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, São Vicente do Seridó, além dos distritos de Seridó, Galante e São José da Mata.