Ricardo lança Ciclo 2015 do Orçamento Democrático

O governador Ricardo Coutinho lançou, na manhã desta segunda-feira (6), em solenidade realizada no Salão Nobre do Palácio da Redenção, em João Pessoa, o Ciclo 2015 do Orçamento Democrático Estadual (ODE), cujo objetivo principal é proporcionar a participação da população nas decisões de governo apontando quais as prioridades de investimentos públicos em suas regiões. Nos quatro primeiros anos de ODE, foram investidos R$ 6 bilhões, atendendo mais de 150 mil pessoas.

“O ODE não tem partido político, é um espaço aberto para participação popular e nossa meta é vivermos num espaço cada vez mais democrático”, declarou o governador Ricardo Coutinho, adiantando que a partir das audiências públicas nasceram grandes obras como hospitais, escolas técnicas, estradas, adutoras e maternidades, entre outras.

Ricardo ressaltou que o Ciclo do Orçamento Democrático Estadual é simplesmente uma democracia participativa. “O projeto do OD é tão grande quanto qualquer obra que a gente tenha feito e por mais importantes que elas sejam, a exemplo de rodovias, hospitais e escolas ou Vila Olímpica, não conseguem chegar próximo ao Orçamento Democrático Estadual que visa dar a população o instrumento necessário para que ela possa avançar independentemente de governo”, comentou.

Para este ano, estão agendadas 16 audiências públicas regionais e a primeira acontece na próxima sexta-feira (10), no município de Cajazeiras. O evento terá início às 19h no Ginásio do IFPB. Segundo o secretário executivo do ODE, Givanildo Pereira, desde o mês de janeiro foram realizadas reuniões a fim de unir as lideranças, formando os conselheiros que vão participar do Ciclo OD 2015.

Para Givanildo Pereira, o mais importante nessas reuniões é que as pessoas sabem o que querem e o que precisam. “A partir daí o governo vai dando respostas com ações de atendimento a população. A questão de construções de estradas foi um dos maiores pleitos demandados em toda a Paraíba nas primeiras quatro reuniões do ODE e muitas já estão em pleno funcionamento através do Orçamento Democrático”, explicou.

Representando os conselheiros do ODE na solenidade de lançamento, o conselheiro do Vale do Mamanguape, José João, disse que um sonho de mais de 30 anos foi realizado com a construção do Hospital Geral de Mamanguape. Ele enfatizou que o hospital está pronto e funcionando para mais de 200 mil pessoas. “Isso é uma honra para todos os moradores do Vale do Mamanguape. Viva o ODE porque, sem ele, nós não teríamos construído o que temos”, afirmou o conselheiro.

Durante a solenidade, também foi feito o lançamento do portal institucional da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático, através da Codata.

Calendário do Ciclo do Orçamento Democrático 2015

Abril

Dia 10 - Cajazeiras 9 região  - 19h Ginásio do IFPB (sexta-feira)

Dia 11 - Sousa 10 região - 19h Sousa Ideal Clube (sábado)

Dia 17 - Mamanguape 14 região - 19h ginásio da Escola Técnica (sexta-feira)

Dia 18 - Guarabira 2 região - 19h Escola José S Carvalho (sábado)

Dia 27 - Itaporanga 7 região - 19h Ginásio O Madrugão (segunda-feira)

Dia 28 - Patos 6 região - 19h Ginásio O Gelão (terça-feira)

Maio

Dia 01 - Esperança 3 região - 15h Ginásio O Ninão (sexta-feira)

Dia 02 - Solânea 2 região - 19h Ginásio José Menino (sábado)

Dia 11 - Catolé do Rocha 8 região - 19h Escola Normal F. Mendes (segunda-feira)

Dia 12 - Pombal 13 região - 19h Escola Arruda Câmara (terça-feira)

Dia 15 - Cuité 4 região - 19h Ginásio Municipal (segunda-feira)

Dia 16 - Itabaiana 12 região - 19h Ginásio Estadual (sábado)

Dia 25 - Princesa Isabel 11 região - 19h Ginásio Municipal (segunda)

Dia 26 - Sumé 5 região - 19h - Escola Professor José Queiroz (terça-feira)

Dia 29 - Campina Grande 3 região - 19h Escola Estadual da Prata (sexta-feira)

Dia 30 - João Pessoa - primeira região - 16h Espaço Cultural (sábado)