RoboCup 2014: estrangeiros de 45 países chegam a JP

Japoneses, panamenhos, alemães, iranianos, chineses e italianos já estão em João Pessoa para participar da RoboCup 2014, campeonato internacional de robôs. Ao todo, pessoas de 45 nações devem chegar ainda nesta sexta-feira (18) à cidade. O evento começa neste sábado (19) e segue até sexta-feira (25). A presidência da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis na Paraíba (ABIH-PB) prevê uma média de 80% de ocupação durante o evento, superando os números de hospedagem comuns em período de baixa estação. Na Paraíba, o campeonato tem apoio do Governo do Estado.



O presidente da ABIH-PB, José Inácio Pereira Júnior, ressaltou que a participação de 4 mil estrangeiros no campeonato de robôs e a vinda de visitantes para assistir às disputas contribuíram para a ocupação hoteleira do período. “Estamos com a previsão de 80% de média durante o período da RoboCup”, confirmou. “Vamos ter gente do mundo inteiro. E como temos uma boa hospitalidade e belezas naturais, a oportunidade é de uma propaganda muito boa lá fora”, enfatizou.



O campeonato de robôs é um projeto organizado mundialmente pela RoboCup Federation, que equivale à Fifa para o futebol. O evento acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, o torneio é realizado, preferencialmente, na nação sede do mundial.



No Brasil, o torneio é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em parceria com dezenas de universidades brasileiras. Também há empenho de mais de 400 professores voluntários, com o apoio do Ministério do Turismo.



Pesquisa para avaliar evento – Durante a realização da RoboCup, técnicos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e outras entidades vinculadas ao turismo irão aplicar uma pesquisa junto aos visitantes do evento. O objetivo é fazer um perfil sócio-econômico das pessoas que estão no torneio.



A estimativa dos pesquisadores é aplicar cerca de mil questionários. Eles identificarão renda, formação e a origem do entrevistado. Entre os dias 21 e 24, duas equipes formadas por técnicos bílingues abordarão as pessoas que estiveram acompanhando as competições entre as equipes, no Centro de Convenções.



Sábado só para equipes participantes – Neste sábado (19), um dia antes da abertura oficial, o acesso ao Centro de Convenções estará disponível apenas a organizadores e aos mais de 400 times inscritos, que somam 4 mil competidores de 45 países. Na ocasião, os grupos farão os últimos ajustes tecnológicos. Os competidores terão que submeter os equipamentos a testes, analisar configurações e ainda realizar o credenciamento.



Abertura oficial para convidados no domingo – A abertura oficial do principal campeonato internacional de futebol de robôs acontece neste domingo (20), às 15h, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. A solenidade será exclusiva para convidados e equipes nacionais e estrangeiras que estão participando do torneio.



Além do pronunciamento de autoridades e organizadores do evento, a programação de abertura deste domingo conta ainda com apresentações da cultura popular paraibana. As equipes participantes do Brasil e de todo o mundo poderão conhecer de perto a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste e a performance das quadrilhas juninas.



Visitação pública de 21 a 24 de julho – O acesso do público ao evento será liberado a partir da segunda-feira (21) até quinta-feira (24), sempre das 9h às 18h, quando acontecem as disputas entre as equipes. Otorneio envolverá competições em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Os ônibus que fazem a linha Cabo Branco estenderão sua rota até o local do evento para facilitar o deslocamento dos visitantes.



Também durante esse período, alunos do ensino fundamental e médio que nunca tiveram acesso ao conhecimento de robótica poderão aprender a montar seu próprio robô graças ao curso intensivo RoboParty, oferecido pela primeira vez dentro da programação da RoboCup. Professores portugueses, que desenvolveram esse projeto educacional, estão na Paraíba para ministrar a oficina com kits educacionais que incluem peças para a montagem do robô. Os participantes já foram inscritos previamente.



Outro destaque é o Workshop de Robótica Educacional, cuja programação está dividida em palestras, oficinas, mini-cursos e visitas. A atividade é direcionada a qualquer pessoa interessada. Entretanto, o foco principal é apresentar a professores o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas universidades, promovendo assim a robótica na educação básica. As inscrições também já então encerradas.



Programação de 25 de julho – A sexta-feira (25) é o último dia do evento. Nesta data não haverá visitação pública, pois será dedicada a workshop e simpósio.