RoboCup 2014 será lançada nesta segunda

O governador Ricardo Coutinho, lança nesta segunda-feira (30), o maior evento de robótica do mundo, a RoboCup 2014. A solenidade acontece às 10 horas, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa.

A primeira edição da RoboCup ocorreu em 1997, no Japão. Este ano, a previsão é que cheguem a João Pessoa participantes de 45 países e que o evento atraia mais de 40 mil turistas pela proximidade com a Copa do Mundo de Futebol. O campeonato deve injetar mais de R$ 20 milhões na economia local.

A organização do evento informou que a escolha da Paraíba se deu graças ao apoio do Governo do Estado, que cedeu o centro de convenções para a realização da Copa. O Canadá também estava na disputa para sediar a RoboCup 2014.

Sobre a RoboCup – Tendo como foco principal das competições o jogo de futebol, a RoboCup surgiu com o objetivo de criar, até 2050, um time de robôs humanóides que possa vencer uma partida contra a seleção vencedora da Copa do Mundo de Futebol.

Essa é a primeira vez que o Brasil vai sediar a maior e mais importante competição entre robôs do planeta, organizada pela Sociedade Brasileira de Computação, Unesp, FEI e Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia.