Santiago quer Zona Franca do Semiárido

Candidato ao Senado Federal pela Coligação “A Vontade do Povo”, o ex-deputado Wilson Santiago (PTB), já apresentou uma série de projetos que visam desenvolver a Paraíba. Dentre eles, destaque para a criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino, proposta que pretende mudar a realidade da população da região, escassa de grandes investimentos.

A Proposta de Emenda Parlamentar (PEC), que já tramita no Congresso Federal, tem moldes semelhantes ao utilizado na instalação da Zona Franca de Manaus, no Estado do Amazonas (AM). Para atrair grandes indústrias para o Semiárido, região que abrange uma área de 969.589,4 km² e compreende mais de mil municípios brasileiros, as empresas que se instalarem receberão uma série de incentivos fiscais.

- O efeito é o mesmo que a Zona Franca de Manaus causou na Amazônia, revolucionando a região com indústrias, comércio e muito emprego – explicou o candidato a senador.

Segundo Wilson, o Ministério do Trabalho calcula que, de imediato, serão criados mais de 15 mil empregos em toda a região do Semiárido. Num período de anos, serão cem mil novas vagas de emprego, uma verdadeira revolução e uma benção para toda a Paraíba.

O candidato a senador pela Coligação “A Vontade do Povo” contou que, a sede administrativa da Zona Franca será na cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, mas todas as empresas instaladas na região terão os mesmos benefícios. Ele ainda destacou que as filiais dessas empresas, estabelecidas Campina Grande e João Pessoa, por exemplo, também gozarão das mesmas isenções fiscais.

- O projeto pode e vai mudar a economia do nosso Semiárido e do nosso Estado. A Paraíba toda vai sair ganhando – completou.

Educação

Wilson também expôs suas propostas para a pasta da Educação. Uma delas é transformar o Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Areia, em Universidade Federal Rural da Paraíba. Além disso, caso seja eleito nas eleições do dia 05 de outubro, ele quer criar a Universidade Federal do Sertão.

E não para por aí. O ptbista também quer trazer a Universidade Federal para Queimadas, Monteiro, Picuí, Princesa Isabel, Uiraúna, Catolé do Rocha, Itaporanga e outras cidades da Paraíba.

- Esses projetos, de minha autoria, já existem e estão sendo discutidos no Congresso. Se merecer seu voto como senador, vou acompanhar e apressar a aprovação. Com experiência e muita disposição de trabalhar pela Paraíba, nós podemos fazer muito mais – concluiu.