Secretarias da PMJP dão suporte ao Fórum Mundial de Internet

João Pessoa vai se tornar a capital mundial da internet durante o período de 10 a 13 de novembro. O motivo é porque a capital irá sediar o Fórum Mundial de Internet (Internet Governance Forum), no Centro de Convenções. O evento é promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e vai contar com a participação de mais de 130 países.

Com o tema “A Evolução da Governança da Internet: Empoderando o Desenvolvimento Sustentável”, o Fórum pretende reunir governantes, ativistas, empresas e outros atores em torno da rede mundial de computadores.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai dar suporte logístico e de infraestrutura ao evento, mobilizando várias secretarias para sua realização, com destaque para a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Secretaria da Transparência Pública (Setransp).

De acordo com o secretário da Secitec, Bival Dantas, o fato de João Pessoa ter sido escolhida para sediar o maior evento de governança da internet no mundo, mostra que a Capital paraibana está à frente no mercado nacional e que tem implementado políticas públicas para uma a discussão democrática na área.

“Este é um fórum multisetorial e a Secitec além de atuar na divulgação do evento, irá mobilizar e estimular a participação de várias entidades locais e profissionais da área, para que, de forma transparente e democrática, possam contribuir na discussão e implementação de novas políticas públicas que norteiem a governança da internet em escala mundial”, explicou Bival Dantas.

Outras secretarias também estão envolvidas diretamente dando apoio ao evento. A Semob estará nos planos de trânsito e transporte; a Emlur, atuando na limpeza urbana; Seinfra, na iluminação pública; a Saúde realizando imunização especial para as pessoas que irão trabalhar no Fórum; a Semusb colaborando na segurança com a Guarda Municipal; a Funjope levando atrações culturais locais e a Setur, divulgando o acontecimento através de campanhas em hotéis, e elaborando city-tours entre outras atividades.

Sobre o IGF – O Fórum de Governança da Internet (IGF) é multissetorial, democrático e transparente, que viabiliza debates sobre questões de políticas públicas relativas a elementos importantes da governança da internet.

O evento fornece uma plataforma facilitadora para discussões entre todos os setores do ecossistema de governança da internet, incluindo as entidades credenciadas pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), bem como outras instituições e indivíduos com especialidade comprovada e experiência em assuntos relacionados ao tema.