Semana de Moda Unipê ressalta Arquitetura e Arte

Nos dias 7 e 8 de abril, o curso de Design de Moda do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê realizará sua II Semana de Moda. Com temas que tratarão desde a herança cultural do ciclo do algodão, moda e figurino, até beneficiamento de tecidos, o evento, que está em sua segunda edição, trará como convidados nomes como o ator Everaldo Pontes e o artista Helder Nóbrega, em uma programação rica para quem se interessa pelo assunto, como palestras, diálogo entre a moda e a arquitetura, além de sua famosa Oficina de Customização. O início está previsto para as 19h do dia 7/4 e os espaços acontecem na Teciteca Zuzu Angel no Bloco H e no Espaço de Vivência Acadêmica - EVA.

Para a coordenadora do curso de Design de Moda, Uyara Travassos, a Semana é importante tanto para a região, quanto para os alunos do curso. “Com o evento, nossos alunos terão mais uma oportunidade de contato real com o universo da moda e com grandes profissionais, para que adquiram ainda mais experiência e estejam prontos para deixarem sua assinatura no mercado”, assinala.

A coordenadora adjunta, profa. Maura Maldonado, lembra que este é o único curso de Design de Moda da Paraíba. “O curso retoma sua prática de promoção de eventos e traz assuntos atuais e grandes profissionais de Arquitetura e Arte para desenvolver diálogos entre a moda e outras áreas”, enfatiza Maura.

PROGRAMAÇÃO

II SEMANA DE MODA UNIPÊ

7 E 8 DE ABRIL

LOCAL: TECITECA ZUZU ANGEL – BLOCO H e ESPAÇO DE VIVÊNCIA ACADÊMICA - EVA

ENTRADA FRANCA

7/4

19h30 - MESA REDONDA “MODA E FIGURINO”

Mediadores: Alexandre Nepomuceno e Suellen Albuquerque

Entrada Franca

Palestrante 1: Walter Tavares

Título: A herança cultural do ciclo do algodão e sua influência no vestuário.

Abordagens: arquitetura, literatura, figurino dos carnavais de rua, história de Querubina Sales - reconhecida como a primeira modista da Paraíba, responsável pela vestimenta da Burguesia do algodão.

Perfil: Comunicólogo, memorialista, fundador do Museu do Algodão de Campina Grande, ator e figurinista. Possui 35 anos de atuação na cultura. É funcionário da Prefeitura Municipal de Campina Grande, onde atua na Secretaria Municipal de Cultura como Produtor Cultural.

Palestrante 2: Everaldo Pontes

Título: O ator veste o personagem através de seu figurino, das suas ações cênicas e da dramaturgia.

Perfil: É ator, e traz um relato sobre a sua experiência artística e como o figurino o vestiu, nos espetáculos teatrais, nos filmes e na televisão. Ele participou de grandes trabalhos, como as minisséries 'Gabriela' e 'A Pedra do Reino', os filmes 'Central do Brasil', 'Abril Despedaçado', 'Amarelo Manga', entre outras produções de longas e curtas metragens, no teatro, ele é fundador do Grupo Piollin que integra até hoje, tendo o espetáculo 'Vau da Sarapalha' como maior sucesso.

Palestrante 3: Hélder Nóbrega

Perfil: Multiartista paraibano, com formação técnica nas áreas das artes visuais e cênicas onde atua como aderecista, cenografista, diretor, dramaturgo, figurinista e performer. No cinema atua como diretor de arte e figurinista. A experiência prática desse profissional será apresentada com dicas de como beneficiar tecidos, processos de envelhecimento e tingimento, além de escolhas ousadas de materiais para confeccionar figurinos.

8/4

14h30

OFICINA DE CUSTOMIZAÇÃO

Responsável: Uyara Travassos e Alunos do P1

Local: EVA

19h30 – MESA REDONDA “MODA, ARTE E ARQUITETURA – UM DIALÓGO POSSÍVEL?”

Mediadores: Alexandre Nepomuceno

Apoio: Helena Dieb

Local: Teciteca Zuzu Angel

Entrada Franca

Palestrante 1: Dra. Amélia Panet

Perfil: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Foi professora adjunta do Centro Universitário de João Pessoa de 1999 a 2009 onde coordenou o Curso de Arquitetura e Urbanismo e ensinou disciplinas de Projeto Arquitetônico e Estrutura. Atualmente é professora adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPB, onde leciona desde 2008 disciplinas da área de projeto e representação.

Palestrante 2: Eduardo Pinto

Perfil: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Ao longo do curso se envolveu, de forma especial, em trabalhos interdisciplinares que buscaram fazer novas pontes e conexões com o universo da Arquitetura. Foi estagiário do Iphan em parceria com a SVS Consultoria e Projetos Ltda. na elaboração de uma maquete eletrônica do conjunto arquitetônico do Centro Histórico de João Pessoa, em 2009, e da Coordenação de Projetos Especiais na Secretaria do Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal de João Pessoa, de 2012 a 2014.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 2106 9376.