Seminário de Gestão Escolar é realizado em JP

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) realizou nesta segunda-feira (18), no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), o “II Seminário Estadual de Gestão Escolar: planejamento e gestão de projetos educacionais”. O evento é uma ação intersetorial direcionada aos gestores, presidentes dos conselhos escolares e técnicos municipais com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das aprendizagens por meio da articulação dos projetos educacionais estruturantes. Essa segunda versão reúne educadores da 1ª e da 12ª Gerências Regionais de Educação (GREs), com sedes em João Pessoa e Itabaiana, respectivamente.



A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, abriu o evento lembrando que desde 2011 a Secretaria investe neste tipo de seminário, caminhando com projetos para instalar a lógica da gestão compartilhada. “Buscamos cercar a escola de ações e projetos que tragam a escola para um nível mais profissional e atualizado para o atual século”, observou.



“A gestão democrática da educação está associada ao estabelecimento de mecanismos legais e à organização de ações que desencadeiem a participação social na formulação e execução de políticas educacionais. O trabalho coletivo e participativo possibilita a articulação entre os diversos segmentos da comunidade escolar e é fundamental para sustentar a ação da escola, sendo condição indispensável para que as atividades sejam devidamente planejadas e avaliadas, com vista à direção comum que se pretende imprimir ao processo de ensino-aprendizagem”, completou Márcia Lucena.



Entre os temas das palestras estão “Planejando em tempos de Gestão democrática”, ministrada por Marilene Salgueiro, doutora em Pedagogia pela UFPB; “Conselho Escolar: papel e desafios na construção de uma escola de qualidade”, pelo membro da Coordenação Estadual do Conselho Escolar, Vandeivi Amâncio; “O ciclo de planejamento e da gestão de projetos”, por Ednalva Alves, gerente do Programa de Fortalecimento da Escola, e “O PDE como instrumento de planejamento e gestão” por Ordani Gomes, técnico da Secretaria de Estado da Educação.



O Seminário teve início no último dia 18 de julho em Campina Grande, foi realizado no dia 22 de julho na cidade de Cajazeiras, no dia 24 também do mesmo mês em Patos e no dia 31 na cidade de Sousa. O encerramento da segunda versão do evento na Capital teve a participação de educadores das 14 Gerências Regionais de Educação.