Sessão debate sobre acidentes de trabalho na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, nesta segunda-feira (15), para discutir sobre a contribuição do grupo de trabalho interinstitucional Getrin 13, para a diminuição dos acidentes de trabalho na Paraíba.

A sessão, proposta pelo deputado Janduhy Carneiro (PTN), teve como objetivo fazer um balanço das primeiras ações do Getrin 13. O grupo foi criado há uma mês e já conta com a adesão de 20 entidades e órgãos públicos, a exemplo do Poder Legislativo.

"Recebemos o convite do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região para participar das ações, que foi um gesto de grandeza. A Assembleia não poderia ficar de fora dessa parceria, participando do Getrin. Firmamos o nosso apoio e vamos colaborar para acabar com tantas fatalidades advindas dos acidentes que acontecem no ambiente de trabalho", explicou Janduhy Carneiro, que é representante da ALPB no Getrin.

Durante a solenidade, o juiz do Trabalho, José Artur da Silva Torres, proferiu palestra sobre a prevenção de acidentes de trabalho, dados e os gastos envolvidos nos acidentes. "Os números chegam a 337 milhões por ano, no mundo, 923 mil por dia e 10 por segundo. Dos acidentes ocorridos, 2,3 milhões de trabalhadores chegam a óbito a cada ano, sendo 4 por minuto", disse o magistrado.

Um protocolo com foco em ações voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho foi assinado, no ano de 2013, no Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (Paraíba) e obteve a assinatura de representantes das entidades públicas, privadas, sindicatos e associações envolvidas. A ALPB também contribuiu na assinatura do documento.

"O documento fortalece o grupo do Getrin 13, que tem uma atuação simples e busca parcerias para melhorar a segurança do trabalhador. Somente este mês, ocorreram vários acidentes graves no nosso Estado e por isso começamos de forma séria para evitar que as empresas não ofereçam segurança aos seus funcionários", ressaltou o presidente do TRT-PB, Carlos Coelho de Miranda Freire.

Também participaram da sessão o deputado Jutay Meneses (PRB), além de entidades parceiras do Getrin.