TCE debate, dia 12, ‘A Transparência Como Instrumento de Controle Social’

Atento à importância da fiscalização da sociedade nos atos da gestão pública, o Tribunal de Contas da Paraíba promove no próximo dia 12, em seu Centro Cultural Ariano Suassuna, duas palestras sobre “A Transparência Como Instrumento de Controle Social”.



As exposições em torno do tema acontecerão das 9 às 12 h no auditório Celso Furtado, do CCAS, e ficarão a cargo de Irio Musskopf e Nicolle Verillo. Ele é cientista de dados da Data Science Brigade  e programador/consultor internacional de startups. E ela, formada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), é consultora do Programa Brasil da Transparência Internacional.

Promovido pelo TCE-PB por meio de sua Escola de Contas Otacílio Silveira, o evento é direcionado a servidores do Tribunal e, também, aberto a estudantes, profissionais liberais e representantes de instituições e órgãos de controle e da sociedade civil que igualmente atuam no acompanhamento da transparência e na fiscalização da gestão pública.

Os palestrantes convidados são dois conhecidos e renomados especialistas da área. Irio Musskopf possui também formação em Ciência de Dados pela Data Science Retreat, instituição da Alemanha, já trabalhou em San Francisco (EUA), e é líder técnico da Operação Serenata de Amor – o projeto colaborativo de software aberto voltado para a fiscalização de despesas da Câmara Federal, com foco nos gastos da Cota Para o Exercício da Atividade Parlamentar.

E Nicole Verillo, além de fundadora da Transparência Internacional no Brasil, também foi Gerente de Estratégia Governamental na Secretaria de Planejamento e Gestão de Osasco-SP, responsável pelo acompanhamento e avaliação da estratégia, gestão por resultados e assuntos prioritários, como a regulamentação e implementação da Lei de Acesso à Informação no município.

As inscrições, limitadas a 180 vagas, já estão abertas e são gratuitas. Podem ser feitas AQUI.