TCE participa do “Projeto Integrar” dos tribunais de contas

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) participou, nesta quarta-feira (1º), do primeiro encontro técnico virtual sobre o Projeto Integrar, cujo objetivo é o desenvolvimento de estratégias integradas para seleção de auditorias com base em risco na área da educação. No encontro virtual, foram apresentadas ações em andamento como a participação de curso a distância sobre governança de políticas públicas descentralizadas na área de educação.

Participaram 80 representantes dos tribunais de Contas brasileiros. A Corte de Contas da Paraíba foi representada pela auditora de contas públicas, Adriana Falcão do Rego, que faz parte do Grupo de Auditoria Operacional (Gaop).

O Projeto Integrar é resultado de um acordo de cooperação firmado entre Tribunal de Contas da União (TCU) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Neste contexto, foi criado o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), que atua como intermediário entre o TCU e os Tribunais de Contas dos Estados.

A pauta do encontro foi centrada no nivelamento de conhecimentos já que, inicialmente, o projeto piloto contava com a participação de 10 tribunais de contas, sendo que as outras 23 cortes aderiram no mês de fevereiro último. No início da reunião foram apresentadas a evolução do Projeto Integrar, que teve início em 2018, e os produtos em desenvolvimento. Também houve o esclarecimento de dúvidas e debates.

De acordo com o presidente do CTE-IRB, conselheiro Cezar Miola, o Projeto Integrar está sendo construído a partir de boas práticas já desenvolvidas e também inéditas visando ao aprimoramento do planejamento e da atuação do controle externo, por meio do desenvolvimento de uma estratégia integrada na área da educação.

Por sua vez, a coordenadora do Projeto, Renata Silveira Carvalho (TCU) destacou que os próximos encontros técnicos deverão ter também a participação a distância da equipe de técnicos da OCDE.

Segundo a auditora Adriana Rego, o TCE-PB está responsável pela mentoria de dois Tribunais de Contas: do  Rio Grande do Norte (TCE-RN) e do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Além disso, o GAOP, que é responsável pelo Projeto Integrar no TCE-PB está participando dos trabalhos do Subgrupo de Governança Multinível, tema da próxima reunião agendada para os dias 14 de abril (Governança Multinível), 16 de abril (Mecanismos de Colaboração entre os TC’s) e 23 de abril (Indicadores e Soluções de TI), sempre das 8h às 12h.

Saiba mais sobre o projeto: https://portal.tcu.gov.br/integrar/index.html