TCE-PB representado em encontro nacional

O conselheiro Fábio Nogueira, do Tribunal de Contas da Paraíba, participou nesta quinta-feira (17), em Goiania (GO), da reunião nacional de monitoramento do Plano de Gestão da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil. Desde 2012, a Atricon pauta seus objetivos e metas em plano estratégico de longo prazo construído com ampla participação dos conselheiros representantes dos Tribunais de Contas na instituição.

Diretor institucional da entidade, o conselheiro explicou que o encontro serve à análise de projetos desenvolvidos nos últimos cinco anos pela associação e que apresentaram resultados expressivos, a exemplo do Programa de Agilidade e Qualidade dos TCs, que inclui as resoluções “Diretrizes” e o “Marco de Medição de Desempenho”, bem como avanços nas áreas legislativa e judicial, entre outras.

Objetiva também, conforme observou, aprofundar o debate sobre os desafios da entidade, e do sistema de Controle Externo Brasileiro, colhendo ainda subsídios para elaboração do Planejamento Estratégico da entidade para um novo ciclo, que compreenderá o período 2018/2023. Em dezembro próximo, se encerra a atual edição de planejamento, que cobriu três gestões.

A propósito, além dessa reunião, a Atricon promoverá, sob a coordenação do seu vice-presidente, conselheiro Valter Albano (TCE-MT), uma série de outros encontros em todos os 34 Tribunais de Contas do país, com o objetivo de levantar informações que fortaleçam seu próximo planejamento de longo prazo.