Termina etapa da ‘Estação Digital na Praça’

A primeira etapa do projeto “Estação Digital Móvel na Praça” termina nesta terça-feira (16), na Praça da Paz, nos Bancários. A iniciativa teve início na segunda-feira (15) e conta com a presença do ônibus da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) de João Pessoa.

Das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h, os moradores do bairro podem ser beneficiados com o serviço disponíveis no ônibus, com a orientação do educador sócio digital, Narciso Montoto. O objetivo do projeto é oferecer de forma gratuita inclusão digital à população, com aulas e orientações de informática.

Nos dias 18 e 19 deste mês, o ônibus estará na Praça do Coqueiral, em Mangabeira. Já nos dias 22 e 23 será a vez da Praça Bela, nos Funcionários II. O projeto visita também o bairro Valentina Figueiredo, nos dias 25 e 26, e a Praça do Caju, no Bessa, nos dias 29 e 30, encerrando as atividades de setembro. Os horários das visitas são sempre das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h.

Estrutura 


Dentro do veículo existem 12 notebooks, que ficam à disposição do público. “Estamos levando o ônibus para que as pessoas possam participar do projeto dentro da inclusão digital que estamos colocando em prática. A receptividade está sendo positiva e queremos expandir para outros bairros”, disse o secretário da Secitec, Bival Dantas Ferreira.

Visitas ao ônibus


Local bastante frenquentado por pessoas de todas as idades, o ônibus chama a atenção pela sua utilidade e estrutura com profissionais capacitados para passar as informações.

A estudante Lívia Cordeiro da Siva, moradora dos Bancários, gostou da idéia e parabenizou a iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). “Uma forma de levar informações e tirar várias dúvidas sobre o mundo da informática. O prefeito Luciano Cartaxo está de parabéns”, disse.

Já o aposentado Ricardo Magno Batista, frequentador assíduo da Praça da Paz, enfatizou que a juventude tem que despertar e aproveitar as oportunidades de aprender, principalmente com a estrutura que existe no ônibus. “São projetos importantes para todos aqueles que desejam aprender a manusear um computador. Mandarei meus filhos para visitar o ônibus”, avaliou.