TJPB recebe estudantes da UFPB e da FIP

Cerca de 60 alunos de diversos períodos do curso de Direito tiveram a oportunidade de conhecer, na tarde da última quinta-feira (24), as instalações e saber um pouco mais sobre o funcionamento do Tribunal de Justiça da Paraíba. Os estudantes pertencem à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e à Faculdade Integrada de Patos (FIP). A atividade faz parte do projeto Conhecendo o Judiciário, idealizado e desenvolvido pelo desembargador Leandro dos Santos.



Inicialmente, os acadêmicos foram encaminhados ao Tribunal Pleno do TJPB, onde o desembargador Leandro dos Santos explicou sobre a organização, funcionamento e definição dos órgãos do Poder Judiciário estadual. Após a explanação, todos os presentes puderam fazer perguntas e tirar dúvidas com o desembargador, que também é professor universitário.



A estudante Tayrla Maria Aragão, aluna do 2º período da UFPB, acabou de voltar de uma viagem à Brasília, iniciativa do Diretório Acadêmico de Direito da UFPB, onde pode conhecer melhor os órgãos do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo Federais.



Agora, estou podendo conhecer melhor o Poder Judiciário do meu Estado. Uma grande oportunidade para compreender, na prática, um pouco mais da minha futura profissão”, destacou.



Tayrla ressaltou ainda que a iniciativa tomada pelo Diretório Acadêmico, e apoiada pelo Tribunal de Justiça, foi muito louvável, “visto que nossa Universidade está em greve, podemos pelo menos aproveitar esse tempo para explorar outras possibilidades da área”.



O presidente do Diretório Acadêmico, Guilherme de Castro, destacou que o “Conhecendo o Judiciário”, integra prática e teoria, é de suma importância para complementar o conhecimento do estudante.



Já Tatiane de Figueiredo, estudante da Faculdade Integrada de Patos, afirmou que a atividade, por dar oportunidade ao aluno de sair da instituição e trazê-lo para a prática, foi enriquecedora. “Nós, que somos de Patos, não temos tanto acesso ao Tribunal, como os estudantes da Capital, foi uma grande chance que a FIP nos proporcionou”, frisou.



A atividade também contou com uma visita à Galeria dos Ex-Presidentes, local onde estão as fotos de todos os desembargadores que presidiram o TJPB, e às salas de sessões do Tribunal.



O desembargador Leandro dos Santos ratificou que as portas do Tribunal de Justiça da Paraíba estão sempre abertas para os estudantes. “Não somente neste projeto, mas todos os alunos estão convidados para acompanhar as sessões das Câmaras Cível e Criminal”, lembrou.



Participaram também o vice-presidente do Diretório Acadêmico, Lucas Alcântara, e o professor de Processo Civil, que veio representando a FIP, Danilo de Freitas.