TJPB vai realizar ‘Semana da Conciliação’ em Sapé

O Núcleo Permanente de Conciliação de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba vai dar apoio à realização de mais uma Semana de Conciliação, desta vez a ser realizada pela comarca da cidade de Sapé. O semana visa uma prestação jurisdicional mais célere e, também, a diminuição da taxa de congestionamento dos processos naquela unidade judiciária.



A semana vai acontecer no período de 01 a 05 de Setembro, onde serão colocados em pauta cerca de 400 processos, envolvendo questões na da Vara de família, juizados especiais e contratos bancários, este último em maior número.



A reunião, que decidiu pela realização da Semana de Conciliação, foi realizada nesta sexta-feira (17), entre o diretor adjunto do Núcleo de Conciliação, juiz Fábio Leandro de Alencar, as juízas Juliana Duarte Maroja, Virgínia de Lima Fernandes, e a diretora do Fórum da comarca de Sapé, juíza Érica Virgínia Pontes da Costa e Silva.



A diretora Érica Virgínia informou que a proposta inicial é pautar os processos distribuídos até o dia 31 de maio do corrente ano, e que ainda estão pendentes de julgamentos de méritos. Ela explicou que todos os feitos foram indicados pela serventia judicial e submetidos ao crivo dos titulares de cada unidade judicial.



Acredito que o esforço coletivo alcançará bons resultados, principalmente, por que a iniciativa foi tomada após reuniões com os juízes titulares da comarca, advogados militantes, jurisdicionados e o Núcleo e Conciliação”, ressaltou a diretora.



O juiz Fábio Leandro disse que a semana contará com total apoio e a orientação do Núcleo de Conciliação para o êxito do projeto. O Núcleo tem como diretora, a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes.