TRE-PB registra 80% no cadastramento biométrico

Às 14h20min desta quarta-feira (27), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) alcançou o índice de 80,01% referente ao cadastramento de eleitores com biometria em 2015/2016 na Paraíba. O percentual corresponde a 728.471 eleitores nos 98 municípios do Estado.

Iniciado em setembro de 2015, o cadastramento biométrico é ação obrigatória e visa dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.

O desembargador João Alves, presidente do TRE-PB, destacou o trabalho feito no início da campanha biométrica quando esteve com o vice-presidente do TRE-PB, desembargador José Aurélio, se deslocando às 26 Zonas Eleitorais envolvidas no processo biométrico com a finalidade de firmar parcerias com juízes e chefes eleitorais, prefeitos e presidentes de Câmaras dos 98 municípios contemplados com o cadastramento.

“Foram dois roteiros, um para mim e outro para o desembargador José Aurélio, com o intuito de irmos aos prefeitos, conversarmos pessoalmente e esclarecermos a necessidade de trabalharmos juntos, pois a verba disponibilizada pelo TSE não foi suficiente, entretanto, agradeço às parcerias firmadas com Prefeituras e Câmaras Municipais, os esforços envidados pelos juízes eleitorais, servidores da Justiça e cedidos, e à imprensa que tem sido um canal muito importante para a Justiça Eleitoral”, disse o presidente.

Desta forma, atingidos os 80%, caberá à Corte Eleitoral decidir quanto à homologação da biometria 2015/2016 na Paraíba.

Mesmo com o resultado satisfatório, os eleitores dos 98 municípios envolvidos com a biometria, que ainda não se recadastraram, devem continuar procurando o Cartório Eleitoral ou o Posto de Atendimento do seu município, até que a Corte se pronuncie.