Três novos juízes tomarão posse no TJPB nesta sexta-feira  

 

Três candidatos aprovados no 53º Concurso para Juiz Substituto do Estado da Paraíba serão empossados no quadro do Poder Judiciário estadual paraibano, nesta sexta-feira (5). Francisco Thiago da Silva Rabelo, Carmen Helen Agra de Brito e Pedro Davi Alves de Vasconcelos assumem a magistratura por conta da exoneração, a pedido,  de outros três juízes recentemente empossados e oriundos do mesmo certame.

A solenidade de posse, a ser conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, ocorrerá às 11h30, no Salão Nobre do Palácio da Justiça.

Após a posse, os novos juízes passarão por um curso de formação, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ser realizado no Estado de Alagoas. Com a conclusão do curso, a Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba os designará os juízes para comarcas vagas, a critério da Administração.

Até o momento, os magistrados aprovados no concurso e empossados na Justiça paraibana assumiram comarcas vagas situadas no Cariri e no Sertão paraibano. Vale ressaltar que os  29 primeiros juízes empossados ano passado passaram, também, pelo curso de formação, realizado na Escola Superior da Magistratura (ESMA), em João Pessoa.

Atualmente, a Paraíba conta com 275 juízes em todo o Estado e um total de 715 mil processos ativos, conforme dados prestados pela Gerência de Estatística do TJPB.