TRT-PB inicia nesta 5ª comemoração pelos 30 anos



Será nesta quinta-feira (17), a abertura das comemorações pelos 30 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região na Paraíba. A solenidade acontecerá às 10h, no auditório do Tribunal Pleno, com o lançamento de um selo comemorativo, com as presenças do presidente, desembargador Ubiratan Delgado, do vice-presidente desembargador Eduardo Sérgio de Almeida, e dos demais desembargadores. A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) será representada por José Antônio Trajano Veloso, diretor regional, Darôncio Lucena, gerente de vendas e Sônia Siqueira, assessora de comunicação.



A programação comemorativa de aniversário vai reunir, ainda, uma série de atividades, que acontecerão ao longo do próximo mês de outubro. No dia 13, o Regional vai homenagear personalidades, advogados e servidores com a concessão da medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Epitácio Pessoa. Serão homenageados os ministros João Batista Brito Pereira, corregedor-geral do Tribunal Superior do Trabalho e Coqueijo Costa (Post Mortem); o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo; o desembargador Antônio Adrualdo Alcoforado, do TRT de Alagoas; o juiz Sérgio Fernando Moro, do TRF da 4ª Região, Paraná; o juiz do trabalho na Paraíba, André Wilson Avellar de Aquino; o advogado Leidson Farias e os servidores do Regional, Aracy Guedes Arnaud de Lacerda, Davijour Antério de Lucena e Maria Clara de Almeida Coelho.



Sessão na Assembleia Legislativa



No dia 14 de outubro, às 15h, o Tribunal será homenageado com uma sessão especial na Assembleia Legislativa, requerida pelo deputado Gervásio Maia Filho. Dentro das comemorações estão, ainda, o lançamento de uma revista para contar a história da Justiça do Trabalho no estado, a apresentação de um videodocumentário, uma exposição do projeto mídias sociais, a apresentação de servidores resgatando histórias dessas três décadas, homenagens a servidores e o lançamento da nova logomarca do TRT. As artes do selo comemorativo e da nova logomarca são de autoria do web design e editor de imagens Alexandre Magno, da empresa Viva Filmes, que presta serviços no TRT na área de comunicação.



A criação do TRT



O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região foi criado em decorrência da edição da Lei nº 7.324/1985, com jurisdição nos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. A inauguração aconteceu no dia 11 de outubro, em cerimônia presidida pelo então ministro-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Carlos Coqueijo Torreão da Costa. O primeiro presidente do TRT foi o juiz Paulo Montenegro Pires e o vice-presidente, o juiz Aluísio Rodrigues. Na primeira composição figuravam os juízes Geraldo Teixeira de Carvalho, Tarcísio de Miranda Monte, Gil Brandão Libânio (indicado pelo MPT), Severino Marcondes Meira (indicado pela OAB) e os classistas Nélio Silveira Dias (representante dos empregadores) e Expedito Félix da Cruz (representante dos empregados).