Unipê e APA promovem encontro de Conscientização sobre Autismo

O Centro Universitário de João Pessoa, por meio da Liga Acadêmica de Linguagem do Unipê – Lalig, realiza no Dia de Conscientização do Autismo, na próxima quinta-feira (9), encontro com o tema Conexão Azul: Para cuidar é preciso conhecer. O espaço, pensado e realizado por estudantes e docentes do curso de Fonoaudiologia e a Associação Paraibana de Autismo – APA, contará com a presença de comunidade interna e externa, profissionais e interessados em autismo e inclusão. O evento acontecerá das 19h às 22h, no Auditório do Espaço de Vivência Acadêmica – EVA. Os participantes receberão certificado on-line.



O fonoaudiólogo e coordenador do curso de Fonoaudiologia, prof. Vitor Costa, coloca que o objetivo da iniciativa é incentivar a busca por maior integração das pessoas com autismo na sociedade. “Esta data especial não só fornece maior compreensão sobre o assunto, mas também empodera os familiares e profissionais para que se unam e criem melhores condições para aqueles com autismo, para que eles possam dar a sua contribuição para um futuro justo e sustentável para todos”, enfatiza o docente.



Os indivíduos com autismo têm um enorme potencial. A maioria tem notáveis habilidades visuais, artísticas e acadêmicas. Graças ao uso de tecnologia, os mesmos podem se comunicar e compartilhar suas capacidades. “Por isso este espaço tem duas finalidades: desmistificar o autismo, repensar a abordagem enquanto transtorno de comportamento e trazer uma visão multidisciplinar para o assunto, reunindo três áreas distintas – a fonoaudiologia, a psicopedagogia e a dos responsáveis pela Associação Paraibana de Autismo - APA”, destaca o coordenador.

Serviço

Dia da Conscientização sobre Autismo

9 de abril – das 19h às 22h

Auditório do Espaço de Vivência Acadêmica – EVA

Confira abaixo a programação

19h

Autismo e os benefícios da inclusão no contexto social e escolar

Palestrante: Karla Albuquerque

Psicopedagoga e Especialista em Educação Especial

 

Abordagens Fonoaudiológicas em pacientes com TEA

Palestrante: Aline Daltro Formiga

Fonoaudióloga Clínica e Educacional

 

Depoimento Mãe Azul – A importância da continuidade do tratamento da pessoa com autismo no ambiente familiar

Palestrante: Hosana Carneiro e Izabela Justino

Diretoria da APA