Unipê lança 63 cursos de curta duração em diversas áreas

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) lançará para o semestre 2014.2 63 cursos de curta duração em diversas áreas, os CDIGs (Cursos de Curta Duração Integrados à Graduação). Serão oferecidos cursos nas áreas da UBTech Business, Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Fonoaudiologia, Educação Física, Sistemas para Internet, Redes de Computadores, Ciência da Computação, Gestão de TI e Design de Moda. As inscrições podem ser realizadas no Portal Unipê (http://educacaocontinuada.unipe.br/curta-duracao/cdig/).

A solenidade de lançamento dos CDIGs acontecerá no próximo dia 21 de julho, a partir das 19h, no Auditório do Espaço Cultural do Unipê, com a palestra “Educação Física com foco no sucesso. Na mesma noite, também serão lançados os cursos de curta duração de Odontologia, com a palestra “Administrando o Consultório Odontológico”, no Auditório do Espaço de Vivência Acadêmica (EVA).

Focados nas tendências e necessidades do mercado de trabalho, os CDIGs são destinados a pessoas que já possuem ensino superior e desejam se atualizar em um curso particular, para universitários que estejam cursando uma graduação e para profissionais que buscam uma competência especifico para se destacar no mercado de trabalho. São abertos a alunos de outras instituições de ensino de toda Paraíba e de outros Estados.

“Os CDIGs foram pensados para graduandos, graduados ou estudantes que terminaram o Ensino Médio. Como o conhecimento é muito dinâmico, são voltados também para profissionais já formados, mas que querem um curso de atualização, como um advogado que quer entender de Matemática Financeira ou Contabilidade Tributária” observou o professor Dionísio Mendes, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios do Unipê.

Para o professor, a proposta dos CDIGs também é muito importante do ponto de vista didático-pedagógico. “Pois, pode reunir em uma mesma turma de graduação jovens e profissionais que já atuam no mercado. Isso gera uma sinergia muito boa”, acrescentou Dionísio Mendes.

Saúde e gestão

Liana Lima, responsável pelos CDIGs da área de Saúde, acrescentou que é também uma oportunidade para aqueles profissionais que já atuam conhecer novas áreas, como ‘Esportes de Aventura’, um componente curricular novo no curso de Educação Física e ‘Dermatofuncional’ no curso de Fisioterapia, uma área que também vem crescendo bastante e está em alta. Ou ainda, para aqueles que cursaram, mas querem se atualizar. “O componente Tecnologias em Fonoaudiologia traz a inovação tecnológica da área”, acrescentou.

Já os cursos na área de Gestão, destacou Liana, a exemplo do ‘Administrando o Consultório Odontológico’, vêm atender também a uma necessidade que é geral, sobretudo no campo da Saúde, uma vez que o aluno é bem preparado tecnicamente para a atuação clínica, porém tem dificuldades na gestão do seu próprio negócio.

Certificação

Para o pró-reitor de Pós-Graduação e Educação Continuada do Unipê, professor Fábio Albuquerque, essa é uma oportunidade de profissionais que estão no mercado de trabalho ou que já têm curso superior e quer buscar um conhecimento adicional. “Os CDIGs servem para capacitação ou atualização profissional, para adquirir um certificado e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. Servem como certificação para o profissional agregar competências ao seu currículo e melhorar a empregabilidade. Em apenas 20 semanas, ele obtém um certifico específico de sua área de interesse ou atualização profissional”, destacou o pró-reitor, acrescentando que o certificado é fornecido pelo Programa de Educação Continuada do Unipê, instituição que é referência em ensino superior no Nordeste.

Lista dos cursos oferecidos

O CDIG tem duração de um semestre, é integrado a uma graduação do Unipê e, após o término do curso (em seis meses), o aluno recebe o certificado. A lista completa dos cursos de curta duração oferecidos está disponível no link http://educacaocontinuada.unipe.br/curta-duracao/cdig/.

Para mais informações sobre inscrições e matrículas, os candidatos poderão recorrer à Secretaria da Pós-Graduação, localizada no campus do Unipê, através dos telefones 2106-9284, 2106-4826, 2106-9369 ou ainda pelo site http://educacaocontinuada.unipe.br.

MAIS INFORMAÇÕES

Tel: (83) 2106-9284 / 2106-4826

educacaocontinuada.unipe.br

AGENDA DE LANÇAMENTO DOS CURSOS CDIGs

Período: de 21 a 30 de julho

Local: Auditório do Espaço Cultural do Unipê

Hora: 19h

 













































































CURSO DIA EVENTO/TEMA
1. Educação Física 21.07 Mesa redonda - Educação Física com foco no sucesso

Palestrantes: Márcio Victor, proprietário do Studio Márcio Vitor, atleta, personal e empresário há mais de 20 anos; Paulo Tarcísio Jardim, proprietário da Academia Jiu-Jitsu Checkmat Manaíra, campeão sul-americano de Jiu-Jitsu, vice-campeão mundial, 3° colocado em Abu dabi.
2. Odontologia 21.07 Palestra - Administrando o Consultório Odontológico

Palestrantes: Prof° doutor Robinsom Viegas Montenegro

Local: Auditório do EVA – Espaço de Vivência
3. Fonoaudiologia 23.07 Palestra - A Gerontologia e as novas perspectivas da atuação da Fonoaudiologia

Palestrante: Giorvan Ânderson dos Santos Alves - Conselheiro do CREFONO
4. Fisioterapia 25.07 Criolipólise no tratamento da adiposidade localizada

Palestrante: Fisioterapeuta Michelle Leal Marques Neves

A Biomecânica das lesões em atletas de Bike Fit

Palestrante: Fisioterapeuta Joelson Araújo Porto

 
5. Enfermagem 29.07

 

 
Palestra - O Enfermeiro e sua atuação na Dermatologia

Palestrantes: Sumay Araújo Pereira de Lucena e Ronaldo Miguel Bezerra, presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba
6. Psicologia 30.07 Mesa redonda: A Psicologia e as Políticas Públicas

Palestrantes: Ana Sandra Fernandes - Presidente do Conselho Regional de Psicologia - Coordenadora de Mesa; Luiz de França Pereira da Silva - Vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia (debatedor); Carla de Sant'Ana Brandão Costa - Conselheira Presidente do CREPOP e Professora Supervisora de Estágio do Unipê (debatedora)