Unipê oferece programa inédito a alunos de Direito

Um convênio inédito foi assinado entre o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Paraíba, que permitirá que estudantes do curso de Direito da Instituição tenham acesso ao sistema do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), através de uma base específica. O PJe será usado pelos alunos de Direito nas aulas de ‘Prática Forense’, tornando o Unipê a primeira instituição de ensino superior (IES) do País a oferecer este tipo de programa na graduação. A assinatura aconteceu na tarde dessa segunda-feira (14), no gabinete da Presidência do TRT (2º andar).

Cerca de 300 estudantes de Direito serão beneficiados durante as aulas de Prática Forense, nessa primeira etapa do convênio. A parceria foi firmada pela reitora, professora Ana Flávia Pereira, pelo presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho de Miranda Freire e pelo coordenador do curso de Direito do Unipê, professor Oswaldo Trigueiro do Valle, na presença de professores do curso, desembargadores e juízes do Tribunal.

 1ª IES do País a implantar parceria com o TRT -  O presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho, destacou que este é um programa inédito e que o curso de Direito do Unipê é a primeira instituição de ensino superior do País a firmar esta parceria com a Justiça do Trabalho. Com isso, os estudantes de Direito do Unipê terão a oportunidade de conhecer o PJe-JT antes da conclusão do curso, garantindo uma melhor preparação para o mercado de trabalho.

“A implantação desse sistema eletrônico será trabalhado por uma juventude – 300 pessoas – e vai proporcionar à Justiça do Trabalho, como um todo no Estado, um aproveitamento singular. Por outro lado, para o Unipê, é uma oportunidade de ouro que nenhuma universidade na Paraíba e nenhum curso de Direito, inclusive no Brasil, ofereceu. Vocês são desbravadores e nesse ponto têm algo a mais a oferecer, um ‘plus’”, afirmou o desembargador Carlos Coelho.

Segundo o desembargador, o PJe-JT é um sistema nacional e já está em funcionamento em mais de mil Varas do Trabalho do Brasil. Ele ressaltou, ainda, que a parceria é importante, pois traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos. “Há vantagens para os dois lados. Estamos proporcionando aos juízes e servidores do TRT a oportunidade de qualificação nos cursos oferecidos pelo Unipê. Vai criar um ambiente sofisticado e novo. Para todos e, principalmente, para a Paraíba, é um lucro imenso este convênio”, concluiu.

Reitora: Troca de conhecimentos -  A reitora Ana Flávia acrescentou: “Este é um projeto conjunto, em que as duas instituições veem a oportunidade de atender às necessidades de ambas as partes e essa troca de conhecimentos é muito rica. É com alegria, que gostaria de deixar registrado o apoio que recebemos e a gratidão do Unipê de conseguirmos viabilizar este projeto desbravador para o curso de Direito”.

Professor Oswaldo: “É inovador” - Para o professor Oswaldo Trigueiro do Valle, este será mais um diferencial do curso de Direito, referência em ensino jurídico. “Este convênio tem um caráter inovador. Ele implantará para o curso de Direito do Unipê a prática jurídica virtual trabalhista e estará a serviço dos alunos do curso”, observou.

 

Prática jurídica virtual trabalhista - O coordenador adjunto do curso de Direito do Unipê, professor Glauber Lucena, explicou que, a partir do semestre 2014.2, todos os alunos matriculados no 9º período que estejam pagando a disciplina “Prática Jurídica Trabalhista” terão acesso a um programa similar ao que é utilizado no Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). “Todos os alunos serão instruídos sobre processo eletrônico. Esta é mais uma conquista do Unipê, pois o nosso aluno já irá sair do curso de Direito familiarizado com o processo judicial eletrônico”, enfatizou.

 

Servidores e juízes terão desconto em cursos do Unipê - O convênio prevê ainda que servidores e juízes do TRT terão descontos nas mensalidades de cursos do Unipê. O objetivo do Tribunal do Trabalho é promover a capacitação do seu quadro de servidores e juízes.