Unipê realiza ‘Dia da Bike de Respeito’ nesta terça

Centro Universitário de João Pessoa promoverá, no campus da Instituição, o Dia da Bike de Respeito. A ação, que acontecerá nesta terça-feira (18), disponibilizará para toda comunidade acadêmica, cem bicicletas. A ideia é incitar nos alunos, professores e colaboradores a cultura de uso da bicicleta como meio de transporte. O evento é uma iniciativa abraçada pela Instituição, com o respaldo da Equipe de Ciclismo Unipê.

Para a orientação sobre o novo sistema alternativo de transporte interno no Unipê, pioneiro em instituições privadas de ensino superior na Paraíba, o Dia contará com a palestra “Saiba como Pedalar”, com o estudante do curso de Educação Física do Unipê e atleta profissional de Ciclismo Marcus Vinícius Leite, nos horários das 12h e das 18h. “Para a maioria dos ciclistas, o maior problema de pedalar na cidade é o desrespeito dos motoristas, principalmente nas vias onde não há um espaço exclusivo para o uso de bicicletas. Para a execução do projeto, preparei diversas dicas e técnicas para iniciantes”, declarou Vinicius.

Todos os dias, os alunos da Instituição percorrem longas distâncias dentro campus, que possui cerca de 2.800 mil metros quadrados. Agora, com a possibilidade de empréstimo das bikes, a mobilidade dentro do Unipê se dará de forma saudável e sustentável. “Nosso Centro Universitário possui um papel transformador na sociedade: o de educar em diversas frentes. Este é um dos escopos dessa ação, que inicialmente ganhará as ruas do campus e posteriormente as avenidas da cidade de João Pessoa: o de educar sempre com o objetivo de estimular a convivência pacífica entre motoristas e ciclistas no trânsito”, declarou o diretor de Marketing do Unipê, prof. Paulo Padilha.

Bikes Monitoradas

O Unipê disponibilizará, para toda comunidade acadêmica, cem bicicletas. Para isso, foram instalados diversos bicicletários dentro da Instituição. Para poder usar a magrela, é fácil! Basta estar dentro do campus e, ao retirar, assumir a responsabilidade de devolvê-la. Vale ressaltar que, para proteger o sistema, todas as bikes possuem chip de rastreamento e que a circulação, por hora, se dará apenas dentro do Unipê.

Pedalando em pesquisas

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a bicicleta é o transporte mais sustentável do planeta. Já para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a bicicleta é uma das melhores formas de reduzir a inatividade física dos trabalhadores. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 7% da população utilizam a bike para locomoção dentro da cidade. Ainda, o meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros é o transporte público (em geral, o ônibus) com pouco mais de 44%, seguido pelo transporte por carro, com 23,8%.

Você sabia?

O Brasil é dono da sexta maior frota de bikes do mundo, com noventa milhões, e possui aproximadamente 600 quilômetros de ciclovias. Desses seiscentos quilômetros, cinquenta estão aqui em João Pessoa. Segundo a Federação Paraibana de Ciclismo, FPBC, a cidade reúne aproximadamente mil ciclistas amadores. Não fique de fora dessa! Saiba como ser um ciclista de respeito com o Unipê.

Curtiu?

Para mais informações e dicas sobre a modalidade, segurança e sobre como utilizar a bicicleta como meio de transporte acesse www.facebook.com/ciclismo.unipe.