Unipê realiza Sabadão do Imposto de Renda

O Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, por meio dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, realizará no dia 18 de abril, próximo sábado, o Sabadão do Imposto de Renda, Nesse dia, uma equipe de docentes e estudantes estarão disponíveis para o preenchimento e entrega da DIRF, que deverá ser prestada até 30 de abril. Os contribuintes que quiserem aproveitar o serviço de forma gratuita deverão se encaminhar das 8h às 12h e das 13h às 17h à sala 57 do bloco C da Instituição. A consultoria espera receber mais de 200 contribuintes.

O coordenador do projeto, prof. Paulo Sérgio, do curso de Ciências Contábeis, explica que “a consultoria ajuda no sentido de esclarecer dúvidas e ajudar a pessoa física a compreender a sistemática do Imposto de Renda, além de explanar quanto ao preenchimento e a entrega da declaração”. Os docentes participantes possuem experiência na área e os discentes foram treinados para o correto preenchimento da declaração. “As maiores dúvidas giram em torno de quem deve declarar, como realizar a declaração, quais os documentos necessários e em relação aos dependentes. Os maiores erros estão na digitação do CNPJ da fonte pagadora e ainda na informação dos valores de rendimentos e impostos retidos a maior ou a menor”, colocou Sérgio.

Para o preenchimento, os contribuintes deverão estar munidos dos seguintes documentos: comprovante de rendimentos; comprovante de endereço; título de eleitor; comprovantes de despesas com Saúde e Educação; comprovantes de propriedade dos bens; extratos demonstrativos de dívidas; previdência privada e poupança. Também deverão trazer os documentos referentes a seus possíveis dependentes. A pessoa que teve renda suficiente e que esta renda não for informada à Receita Federal terá seu Cadastro da Pessoa Física - CPF suspenso e/ou bloqueado pela Secretaria da Receita Federal.

Quem deve apresentar a Declaração de Imposto de Renda?

Está obrigado a apresentar declaração quem recebeu, em 2014, rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 ou rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados somente na fonte – cuja soma seja superior a R$ 40 mil. Quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência de imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e futuros também terá de declarar. Por fim, quem auferiu ganhos ou tem bens ou propriedade rurais de acordo com os valores estabelecidos pela Receita precisa fazer a declaração.

Serviço

Sabadão do Imposto de Renda

Gratuita

Preenchimento e Entrega da DIRF

18 de abril

8h às 12h e 13h às 17h

Sala 57 / Bloco C

Mais informações, com a Central de Relacionamento do Unipê, pelo telefone 0800 707 9210.