Vestibular de Medicina do Unipê utiliza prova contextualizada

O Vestibular de Medicina do Unipê está com inscrições abertas até o dia 26 de dezembro. O processo seletivo, que acontecerá nos dias 10 e 11 de janeiro, tem como modelo de prova o exame do Enem. A proposta é avaliar não apenas os conhecimentos básicos, mas também o nível de interpretação e contextualização. Muitos estudantes aproveitam a bateria de estudos voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio e veem, no Vestibular de Medicina do Unipê, mais uma possibilidade de acesso ao Ensino Superior.

Segundo o coordenador do curso de Medicina, prof. Rosalvo Zósimo, a prova foi pensada para avaliar as habilidades e atitudes dos alunos mediante a necessidade de interpretação das questões. “A prova de Vestibular do nosso processo foi pensada para que possamos conseguir extrair do aluno não só o conhecimento, mas habilidades e atitudes. Com essa ideia, que é uma tendência da prova do Enem, pensamos em fazer uma prova contextualizada, na qual o aluno consiga, de acordo com um enunciado bem elaborado da questão, entender e levar o conhecimento para algumas atividades do cotidiano”, declarou o coordenador.

Ao contrário de demais processos seletivos para cursos de Saúde, que focam no conhecimento em áreas como Química ou Biologia, o curso de Medicina do Unipê pretende aprovar alunos que tenham saberes em todas as áreas compreendidas no Ensino Médio. Ou seja, além dos componentes curriculares citados acima, é necessário que o ingressante prove ter conhecimentos das demais matérias.

“Não adianta dar foco ou pedir do aluno necessariamente que ele tenha o conhecimento mais profundo ou exclusivo de Biologia, só porque se trata de uma ciência biológica. Claro que o conhecimento em Biologia ou Química é importante, ou próprio conhecimento da Língua Portuguesa, a forma de se falar, falar corretamente, se expressar é importante", salienta o prof. Zósimo. “Embora tais componentes curriculares sejam pontuados com maior peso, a avaliação do Unipê para Medicina leva também em conta a área de Humanas, Matemática e Inglês”, complementa.

A prova do Processo Seletivo para o curso de Medicina do Unipê reunirá, no primeiro dia (10/01), questões dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês), Matemática, Raciocínio Lógico e Redação. Já no segundo dia, (11/01), o candidato deverá responder a questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza..

Inscrições

As inscrições para o Vestibular de Medicina do Unipê podem ser realizadas até o dia 26 de dezembro. Para tal, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição no site: www.unipe.br/medicina, depois imprimir o boleto e fazer o pagamento em qualquer agência bancária ou casa lotérica, ou no próprio site com cartão de crédito ou débito. A taxa de inscrição para o processo seletivo de Medicina é de R$ 500. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 707 9210 ou pelo e-mail vestibularmedicina@unipe.br.

Centro Universitário de João Pessoa