Vital do Rêgo defende reestruturação do Dnocs

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) reiterou, terça-feira (20), a necessidade de reestruturação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), além da ampliação do programa de cisternas e perfuração de poços na Paraíba. Ele tratou do assunto com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e parlamentares do Nordeste.

Vinculado ao Ministério da Integração Nacional, o Dnocs segundo defende Vital, precisa de maior autonomia administrativa para funcionar melhor. Além de novas atribuições, como uma possível atuação nacional do órgão, o senador paraibano defende medidas emergenciais para que o Dnocs possa atuar efetivamente em ações de enfrentamento das secas e convivência com as estiagens prolongadas.

“Meu compromisso com o Dnocs é reestruturar as carreiras dos funcionários do órgão e ampliar programa de cisternas e perfuração de poços na PB. Tive a oportunidade de cumprimentar hoje o novo superintendente do órgão na Paraíba, Fernando Martins” relatou.

Segundo Vital, a seca prolongada na região tem exigido do Dnocs uma demanda por ações emergenciais acima da capacidade técnica e financeira do órgão especializado na gestão dos recursos hídricos do Nordeste há mais de 100 anos.

“Não podemos desperdiçar essa longa experiência do Dnocs na construção de grandes reservatórios e de pequenas obras hídricas, produção de alimentos e pescado”, ressaltou. Ele destacou que fortalecer a produção de alimentos é um meio de reduzir a pobreza da região.