Vital quer potencializar economia da Paraíba

O candidato ao Governo da Paraíba pela Coligação Renovação de Verdade, Vital do Rêgo, revelou que pretende potencializar essa aptidões naturais do Estado, através do seu Plano de Estado que prevê cinco grandes eixos estruturantes.  Segundo Vital, o eixo rodoviário prevê a duplicação da BR-230 até Cajazeiras – cujas verbas para o início já foi garantida pelo peemedebista no orçamento.

O eixo ferroviário prevê a implantação, na Paraíba, do ramal da Ferrovia Transnordestina. O eixo aeroviário prevê a modernização dos nossos aeroportos e instituição de aeroportos para aviação regional em Campina, Patos e Monteiro. “Já destinei emenda para o aeroporto de Cajazeiras visando o balizamento e a sua estruturação, mas a obra se encontra atualmente paralisada por conta da inoperância do atual governo”, disse.

O eixo portuário de acordo com Vital prevê a modernização e ampliação do Porto de Cabedelo e construção do Porto de Águas Profundas no Litoral Norte (Porto Oceânico). Projeto esse que segundo Vital foi concebido pelo PMDB, mas lamentavelmente, arquivado pelo governo atual. “Esse porto oceânico terá um papel importantíssimo para alavancar de vez o desenvolvimento no Estado. Além do programa de Integração das Bacias, em que faremos a nossa parte na gestão de recursos hídricos. Campina será a gestora dos recursos hídricos no Estado e vamos preparar a Paraíba para receber as águas da transposição com um arrojado projeto de irrigação e melhoria em nossos reservatórios”, ressaltou Vital.

Plataforma para o desenvolvimento da PB – Vital destaca que a Paraíba tem polos de referência tecnológica reconhecidos nacional e internacionalmente, a exemplo do polo tecnológico de Campina Grande. Por isso, o PMDB entende que uma política voltada para apoiar os novos empreendedores na área de Ciência e Tecnologia é fundamental. “No meu governo isso vai passar por uma grande integração entre as universidades - UEPB, UFPB, UFCG, IFPB e até as privadas, juntamente com os parques tecnológicos de Campina Grande e João Pessoa, visando apoiar de forma objetiva esses polos de excelência em tecnologia, atraindo também outras empresas para que possamos, num breve espaço de tempo, implantar um parque industrial na Paraíba.”

Vital pretende aproveitar a a boa relação que tenho com a presidente Dilma para trazer as obras de infraestrutura capazes de integrar os grandes ramais do desenvolvimento para que a Paraíba retome o caminho do crescimento.

Nesse sentido, ele destaca que a duplicação da BR-230 já está incluída entre as prioridades do PAC 3, pois entende que a Paraíba não pode mais ficar em situação de submissão aos Estados vizinhos, a exemplo de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. “Temos condições de ter um porto produtivo, uma rodovia duplicada e uma ferrovia que dê acesso ao escoamento da nossa produção. Sim, nós podemos”, finalizou.