Wilson defende MP para ajudar municípios

O coordenador da bancada federal paraibana, o deputado federal Wilson Filho (PTB), defendeu a edição de uma Medida Provisória pelo Governo Federal no valor de R$ 4 bilhões para enviar ajuda financeira de imediato aos municípios brasileiros. “As cidades chegaram ao seu limite, estão em uma situação caótica. A gestão considerada como a melhor é aquela que paga em dia. Vejam só onde chegamos”, comentou.

A declaração de Wilson foi dada durante encontro da bancada federal da Paraíba com prefeitos paraibanos, realizado nesta segunda-feira (23) no Auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em João Pessoa. Na pauta da atividade estava a adoção de medida por parte do Governo Federal para o enfrentamento à crise dos municípios. "Nós todos queremos respeito. Não é uma ajudinha financeira é respeito! O potencial de gestão dos prefeitos não está sendo aproveitado porque não há condições de trabalho", declarou.

Wilson destacou o aumento da responsabilidade dos municípios e a queda dos repasses mês a mês. “As obrigações aumentam, o salário mínimo é maior, o piso do professor é maior, o salário do agente de saúde está prestes a aumentar, o custo para calçar uma rua cresceu e o custo de um médico é maior, mas o repasse só diminui. Sem recurso não tem como manter o município e se diminui o repasse, nem aquilo que estava sendo feito, pode ser feito”, destacou.

Carta dos prefeitos - Prefeitos de vários municípios paraibanos estiveram presentes ao encontro e relataram à situação de dificuldade que as administrações municipais enfrentam. Eles entregaram uma carta aos parlamentares, pedindo uma solução para o problema. O coordenador da bancada se prontificou a entregar esse documento já nesta terça-feira (24), ao presidente da República, Michel Temer, e ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, além dos líderes do governo na Câmara e no Senado.

O presidente da Famup, Tota Guedes agradeceu ao deputado Wilson Filho pelo engajamento nessa luta pela ajuda aos municípios. "Wilson Filho tem tido empenho e preocupação com o tema e sempre que o procuramos, não mede esforços para reunir a bancada e agir de forma firme em nosso favor. Por isso, gostaria de fazer esse agradecimento público", ressaltou.

Saúde - Wilson Filho lembrou ainda que, pela primeira vez, a saúde dos pequenos municípios foi lembrada e terá R$ 45 milhões para investimentos na área, no Orçamento da União para o próximo ano, através de emenda de bancada. “Nós atendemos o pedido de socorro dos prefeitos e destinamos esse montante para ajudar nessa área tão crítica”, informou.

O evento contou ainda com os senadores Cássio Cunha Lima, José Maranhão e Raimundo Lira, além dos deputados federais Efraim Filho, Wellinton Roberto, Benjamim Maranhão, Pedro Cunha Lima, Damião Feliciano, Rômulo Gouveia, Veneziano Vital do Rego e André Amaral e ainda do Secretário Geral da Confederação Nacional dos Municípios, Eduardo Tabosa.