Wilson Filho leva bancada do PTB para discutir reforma política com Gilmar Mendes

O deputado federal Wilson Filho, vice líder do PTB, promoveu um encontro entre o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, e a bancada petebistas e a da Paraíba na Câmara para discutir reforma política. O magistrado defende a reforma no sistema político do País já para as próximas eleições. “Pudemos ter uma conversa muito franca com o presidente sobre a reforma política, que é necessária e urgente, e aproveitamos para expor o nosso ponto de vista”, disse Wilson Filho.

Gilmar Mendes é um crítico do atual sistema de eleição por meio de lista aberta de candidatos e com coligações. Para o ministro, é preciso discutir com a sociedade e com o Congresso um modelo mais adequado para evitar distorções no processo eleitoral, como candidatos que se elegem com votos de terceiros porque não têm votos para atingir o quociente eleitoral. São eleitos pelos chamados "puxadores de votos" – artistas e personalidades atraídos pelos partidos para obter votos para a coligação.

O presidente defende que o debate não pode ser fechado em uma fórmula simples. “Sabemos o que não queremos. O que nós não queremos? Este sistema que aí está. Este sistema de lista aberta com coligação, sem nenhum freio, que nos levou a esse estágio em que nós estamos hoje", disse.

Wilson Filho afirmou que o seu partido tem o compromisso de trabalhar para que essa reforma aconteça de forma urgente, para corrigir distorções existentes e coibir ilícitos. “Sabemos que qualquer sistema que seja implantado pode apresentar defeitos, mas queremos implantar algo que respeite a vontade do povo e a democracia interna dos partidos”, argumentou.