Orla cheia e sem fiscalização

A verdade tem que ser dita. A Prefeitura de João Pessoa perdeu a batalha na orla. As medidas de isolamento social não funcionam mais. Tem gente nas ruas, a pé, de bicicleta e de automóvel. Nas manhãs, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, os frequentadores de caminhadas e corridas adotaram, em sua maioria, máscaras. Mas se vê uma boa parte com as máscaras abaixo do queixo, o que não adianta nada. As autoridades têm que admitir que perderam esse controle a dotar outras medidas de segurança para essas pessoas.

Sem a presença de homens da Guarda Municipal e da Semob, o trânsito de veículos flui normalmente. Hoje ele manhã, flagramos um carro de luxo dirigido por um jovem numa certa velocidade. O condutor apresentava sinais de embriaguês. A fiscalização agora tem que ser retomada, no sentido de evitar o trânsito completo da área. Foram vários veículos que passaram por lá antes das 8h00 da manhã, o que indica um certo perigo para caminhantes, corredores e ciclistas.



É verdade que estavam ali duas duplas de policiais militares, mas apenas reforçando a segurança pública, num patrulhamento de bicicletas. Uma viatura ainda percorreu a orla, de Tambaú ao final do Cabo Branco.

O poder público, sem ter mais controle dessa situação, deveria pelo menos sinalizar a pista com o sentido de cada usuário e voltar a fiscalizar o uso das ciclofaixas, já que boa parte dos ciclistas também estão aproveitando para trafegar na pista, misturados com caminhantes e corredores. Deveria ainda voltar a impor barreiras para os veículos, impedindo a circulação na área.

As obras de requalificação da orla, entre Tambaú e Cabo Branco, estão funcionando a todo vapor. Os operários da construção civil também estão trabalhando nas construções locais. Os que querem aproveitar a orla nesse trecho se perguntam: Por que só a gente tem que ficar em casa?

No ritmo que vai, as praias voltarão a ser frequentadas pelos banhistas sem que não haja força de segurança que impeça tamanha quantidade de pessoas nas areias e nas águas. Essa batalha está perdida.