Uma leitura dos monitores da Covid na Paraíba

Para um retrato da atual situação do avanço do coronavírus na Paraíba, é bom visitar os principais monitores da Covid 19 utilizados pelo poder público no país*. Deles, são extraídos dados que mostram o comportamento do contágio da doença. O estado encontra-se em risco médio (bandeira amarela). Em 107 municípios também se verifica o risco médio.

O ritmo de contágio na Paraíba é de 1 para 1. Ou seja, a cada contaminado, em média outra é infectada. Na semana passada era 1.1 para 1.2. Sinal que o ritmo de contágio vem se estabilizando.

Outro dado bom é que a cada 10 pessoas doentes, 9 são  diagnosticadas. Temos 52.728 casos confirmados, o que coloca a Paraíba na oitava posição entre os estados com mais casos.

A Paraíba tem 5.416 leitos (desses, 2.708 destinados a pacientes com Covid 19) e 1.034 ventiladores (sendo 517 para pacientes com Covid). Se houver uma disparada de casos, o que ninguém quer que aconteça, seriam necessários mais de dois meses para ocupação total.

O isolamento social na última semana foi de 49%, também indicando uma tendência de estabilização. Houve um crescimento nesse percentual, o que pode ser explicado pelo final de semana chuvoso na capital paraibana.

A Paraíba tem 6.972 casos por milhão de habitantes. A pior colocação é a do Amapá com 19.524 casos/milhão. A melhor é a do Paraná com 838 casos/milhão. A Paraíba estaria na 19ª colocação.

Os monitores funcionam como olhos mecânicos dos dados científicos. Os dados acima refletem a posição do estado da Paraíba nesse estágio da pandemia. No momento em que se flexibiliza algumas atividades econômicas não é hora de se baixar a guarda. Cabe também à população dar sua contribuição com essa barreira que pode impedir uma segunda onda de contágio. Usar máscaras, manter distanciamento social e manter o distanciamento social são apenas dever de casa.

___

*Dados oficiais extraídos do Monitor Covid 19, Geo Covid, Farol Covid, Painel Radar Covid e InLoco