08/01: movimento pede investigação baseada apenas nos fatos

Uma comitiva da sociedade civil, articulada no Pacto pela Democracia, coalizão que reúne mais de 200 organizações sociais, entregará o manifesto “Verdade e Justiça em defesa da Democracia” para a relatora da CPMI dos Atos Golpistas, a senadora Eliziane Gama, nesta terça-feira, 20.06, às 17h, no Senado Federal. O grupo pede que a Comissão realize uma investigação séria, baseada em fatos e não deixe que essa história seja cooptada, transformando algozes em vítimas.

Além do Pacto pela Democracia, estarão presentes representantes do Instituto Vladimir Herzog, Conectas Direitos Humanos, Instituto de Estudos Socioeconômicos e Coalizão Brasil Memória, Verdade e Justiça. A reunião acontecerá no dia da primeira oitiva da CPI, que deverá escutar Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

No Manifesto, a rede do Pacto pela Democracia reivindica à Comissão a responsabilidade por uma investigação séria, rechaçando quaisquer tentativas de apropriações políticas nos depoimentos, conforme trecho seguinte:

“Conclamamos, aos senadores e deputados integrantes da CPMI, que cumpram os seus papéis com a responsabilidade de quem tem em mãos um antídoto contra o autoritarismo e o golpismo: a memória, a verdade e a justiça.

Leia o manifesto na íntegra aqui