08/01: movimento pede investigação baseada apenas nos fatos
20 de junho de 2023
Redação

Uma comitiva da sociedade civil, articulada no Pacto pela Democracia, coalizão que reúne mais de 200 organizações sociais, entregará o manifesto “Verdade e Justiça em defesa da Democracia” para a relatora da CPMI dos Atos Golpistas, a senadora Eliziane Gama, nesta terça-feira, 20.06, às 17h, no Senado Federal. O grupo pede que a Comissão realize uma investigação séria, baseada em fatos e não deixe que essa história seja cooptada, transformando algozes em vítimas.
Além do Pacto pela Democracia, estarão presentes representantes do Instituto Vladimir Herzog, Conectas Direitos Humanos, Instituto de Estudos Socioeconômicos e Coalizão Brasil Memória, Verdade e Justiça. A reunião acontecerá no dia da primeira oitiva da CPI, que deverá escutar Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal).
No Manifesto, a rede do Pacto pela Democracia reivindica à Comissão a responsabilidade por uma investigação séria, rechaçando quaisquer tentativas de apropriações políticas nos depoimentos, conforme trecho seguinte:
“Conclamamos, aos senadores e deputados integrantes da CPMI, que cumpram os seus papéis com a responsabilidade de quem tem em mãos um antídoto contra o autoritarismo e o golpismo: a memória, a verdade e a justiça.

Leia o manifesto na íntegra aqui

Compartilhe: