A atução irregular de algumas organizações sociais junto à administração pública na Paraíba está na mira do Tribunal de Contas do Estado há alguns anos. Em 2014, o conselheiro Nominando Diniz, atual presidente do TCE-PB, iniciou o exame das licitações e em 2018 o julgamento dos contratos de gestão.
Na época, eram todos os processos referentes as OS com contratos com o Governo do Estado. Todas as decisões pela irregularidade, imputação de débito, multa e encaminhamento ao Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado, Polícia Federal e Secretaria Estadual de Saúde, entre outros órgãos.
Apenas Nominando Diniz, como relator, imputou mais de R$ 35 milhões de débitos às organizações sociais e seus responsáveis, com multas superiores a R$ 3 milhões, entre os responsáveis pela contratação no poder executivo estadual e os responsáveis pelas OS.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.