Presidente da Companhia Docas, o ex-deputado estadual Ricardo Barbosa, anunciou que o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, estará em Cabedelo no próximo dia 18. Ele cumprirá uma agenda extensa, participando da solenidade de abertura da ExpoBrasil, a maior feira de equipamentos aquáticos do país. Ricardo Barbosa também anunciou que o Governo do estado está antecipando em 100 dias a conclusão de uma área para estacionamento de caminhões de cargas.
Ricardo Barbosa adiantou que o governador João Azevedo deve entregar no mesmo dia a obra do aprofundamento da dragagem do porto. Também será anunciada a instalação de um terminal de passageiros, o que deve colocar Cabedelo na rota dos cruzeiros marítimos.
O presidente da Companhia Docas adiantou que, na visita do ministro, também será entregue a obra de aprofundamento da dragagem do Porto. O canal de navegação, atualmente com 9,14 metros de profundidade e que passará a ter 11 metros. Com um investimento de quase R$ 100 milhões, a obra permitirá a vinda de navios com uma capacidade de carga de 55 mil toneladas, 57% a mais do que os que escalam atualmente.
Os trabalhos foram contratados em março do ano passado pelo Governo Estadual e são executados pela DTA Engenharia. Com 60% de sua programação realizada, a dragagem de ampliação deve ser concluída neste semestre. Segundo a Companhia Docas da Paraíba, com as novas dimensões do acesso aquaviário, será possível a atração de novas cargas e operações para o complexo marítimo – entre elas a vinda de navios de cruzeiros, já em negociação com a operadora MSC Cruzeiros, uma das principais em atuação no litoral brasileiro.
Outro destaque na atual fase de expansão do porto é a implantação de um porto seco, um terminal retroportuário alfandegado e, portanto, autorizado pela Receita Federal a receber cargas de exportação para a realização de seu processo de despacho e as de importação quando ainda estiverem em trânsito aduaneiro (portanto, antes de sua liberação aduaneira). A instalação da unidade está sendo negociada pelo Governo do Estado e a empresa Agesbec e deve ocorrer na cidade de Caaporã, no litoral sul da Paraíba, a 60 quilômetros de Cabedelo, gerando 224 empregos diretos e um investimento de R$ 20 milhões. Um protocolo de intenções entre a autoridade estadual e a companhia foi assinado no último dia 16.
Segundo a Companhia Docas da Paraíba, a nova unidade vai melhorar a logística do porto, evitando congestionamentos nos seus acessos e aumento a sua competitividade. Assista a segunda parte da entrevista ao programa Correio Debate, da TV CORREIO.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.