A semana que definiu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo presidente do Brasil a partir de 2023, vencendo o adversário e atual presidente Jair Bolsonaro (PL), teve o 2º maior pico de publicações sobre o pleito eleitoral na mídia nacional e internacional, segundo dados do Nexis Newsdesk, painel de monitoramento da cobertura de mídia sobre as eleições presidenciais. Foram mais de 8,4 mil reportagens e artigos, um número 315% maior do que o registrado na semana anterior e muito próximo do recorde de publicações registrado pela plataforma, que aconteceu justamente na semana do 1º turno, em 26 de setembro.
POSITIVISMO EM ALTA
Nesse recorte o espectro positivo das publicações registradas pelo painel também teve a maior alta de todo o período de monitoramento, pela primeira vez superando a barreira das 2 mil publicações e marcando 2.436, um recorde e um expressivo crescimento de 28,2% em relação ao pico anterior, que coincidiu com a semana no 1º turno, mas inacreditáveis 785,8% frente à semana anterior, iniciada em 17 de outubro. Já as menções com viés negativo identificadas pela ferramenta também registraram um pico, com 980 publicações até o momento, aumento de 167,7% ante a semana anterior.
ANÁLISES, REPERCUSSÕES E PROJEÇÕES
Entre as principais publicações, tanto as nacionais quanto as internacionais, ganharam destaque as notícias sobre as cartadas finais dos candidatos, como a informação de que rádios no interior do país estariam supostamente beneficiando Lula em número de transmissões de propaganda eleitoral, desmentida dias depois, análises dos movimentos dos candidatos pelo país em sua busca por votos, projeções das pesquisas e repercussão do último debate televisivo promovido pela Rede Globo. Também ganharam destaque os desdobramentos da prisão de Roberto Jefferson, líder do PTB, por atacar oficiais da Polícia Federal com tiros e bombas, e a reação da deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL), que sacou uma arma e correu atrás de um jornalista que supostamente a hostilizou em um restaurante em São Paulo no sábado, véspera do 2º turno das eleições. Ainda no domingo, as principais matérias foram a respeito de uma ação em massa da Polícia Rodoviária no Nordeste do país, promovendo blitze nas estradas e parando ônibus de transporte de eleitores, de maneira contrária às determinações do TSE. Além disso, um grande número de reportagens sobre a vitória de Lula ganhou a mídia nacional e internacional, com repercussões positivas acerca do processo eleitoral e reconhecimento dos líderes mundiais, que enfatizaram a democracia.
NÚMEROS
Entre os destaques registrados pelo Elections Tracker até 30 de outubro estão:
As publicações neutras agora tiveram leve queda, registrando 67,1% do total (69,7% na semana anterior), com o número de artigos nessa classificação aumentando de 23.438 para 29.356, um crescimento de 25,2% em uma semana;
Os artigos de viés positivo agora são 21,5% do total (ante 18,3% da semana anterior), ultrapassando a marca dos 9 mil artigos, quase 3 mil a mais que na semana anterior;
Os artigos de cunho negativo caíram de 12,1% para 11,3% do total, oscilando levemente e chegando próximo do número de 5 mil registros;
Desse total, 16.942 foram em português, sendo agora exatos 40% (na semana anterior o número era de 42,7%), um aumento de 21,3%;
As publicações em inglês subiram 1 ponto percentual e agora são 28,3% do total, somando 12 mil artigos (eram 8.943);
Já as publicações em espanhol também subiram levemente em relação à semana anterior e agora são 27,7% (eram 26,5%) do total, com mais 11,7 mil artigos;
As publicações em francês registraram novo aumento e agora representam 3,8% (eram 3,3%), com 1,6 mil artigos e reportagens.
O MUNDO DE OLHO
Os Estados Unidos continuam sendo o país fora do Brasil que mais publica notícias a respeito do pleito presidencial nacional: foram mais de 9,7 mil publicações até o momento. Entre os termos mais abordados pela mídia norte-americana estão “Elections”, “Campaigns & Elections” e “Elections & Politics”. A ferramenta também registrou um grande número de publicações sobre os assuntos “Voters & Voting”, “Negative Personal News”, “Heads of Government Elections”, “Negative News”, e só então aparece o termo “Politics”. Também é possível verificar as publicações por fonte e a cobertura de mídia por jornalista.
A Argentina vem na sequência, com Espanha e Portugal se mantiveram no top-5 dos países mais bem posicionados entre os 10 principais monitorado.
NOMES
Entre os nomes que mais aparecem nos artigos analisados:
Jair Bolsonaro tinha 8.400 menções na semana anterior e agora tem 11.247;
o número representa um expressivo aumento tímido de 33,8%.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em 2º, com 8.861 figurações,
na semana anterior foram registradas 6.186 aparições, um aumento considerável de 43,2%;
Lula também aparece como “Lula da Silva” em 2.486 artigos.
Já o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua figurando nas publicações internacionais sobre as eleições brasileiras, com 3.088 artigos.
O monitoramento de mídia da LexisNexis – Nexis Solutions, empresa parte do RELX Group e líder no fornecimento de informação inteligente com produtos específicos que ajudam profissionais a tomar decisões estratégicas de negócio, pode ser acompanhado AQUI.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.