Nos primeiros 500 dias da atual legislatura, apenas 44 deputados federais alcançaram um desempenho considerado ótimo pelo Índice Legisla, onde um parlamentar recebe 5 estrelas. Com a Câmara dos Deputados composta por 513 parlamentares, isso representa apenas 8,6%. Parlamentares com bom desempenho são 23%. Ao mesmo tempo, 68% dos parlamentares apresentam desempenho ruim ou razoável, um dado que sugere que os parlamentares estão distantes de alcançar todo o seu potencial de atuação. A análise incluiu 16 critérios, dentre eles, o nível de protagonismo dos deputados em propor projetos sobre seus temas prioritários, o que demonstra o interesse dos mesmos em cumprir seu papel de representante da população o que o elegeu, por exemplo.
“Normalmente nos preocupamos em olhar o que a Câmara de Deputados fez ou deixou de fazer apenas quando chegam as novas eleições. Precisamos monitorar como os parlamentares se comportam até lá. E o que os primeiros dias dessa legislatura indicam é que pelo menos 350 deputados não têm utilizado as ferramentas disponíveis para garantir uma atuação de qualidade, continuamos protocolando muitos projetos de lei, sem considerar propostas similares já em tramitação, o que indica uma falta de compromisso com a eficiência legislativa”, afirma Lana Faria, Diretora de Operações da Legisla Brasil.
A avaliação também mostra que os parlamentares têm desempenho variado em diferentes eixos. A produção legislativa teve uma nota média de 4.2, indicando um desempenho razoável. A fiscalização, ponto mais fraco, recebeu apenas 1.9, revelando dificuldades em acompanhar e monitorar ações do governo. A mobilização teve um desempenho relativamente alto, com nota 4.7, sugerindo foco na articulação interna e ocupação de cargos. O alinhamento partidário apresentou a nota mais alta, 5.4, indicando coesão nas posições majoritárias dos partidos, mas ainda há desvios que dificultam a articulação e avanço das agendas prioritárias.
O relatório também analisou outros critérios e apontou que:
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.