77% dos jovens desconhecem, mas 69% optariam pelo ensino técnico
27 de setembro de 2021
Redação

Uma pesquisa encomendada pelo Itaú Educação e Trabalho e pela Fundação Roberto Marinho, realizada pela Plano CDE, empresa especializada em avaliação de impacto, ouviu um mil (1.000) jovens que cursam o 9º ano do ensino fundamental e o 1º ano do Ensino Médio da rede pública de todas as regiões do país, entre os dias 5 e 28 de julho. O objetivo da pesquisa é, com base em dados, entender as percepções das juventudes em relação à escola, ao trabalho e ao Ensino Profissional e Tecnológico (EPT). A pesquisa revelou que a maioria dos jovens não conhece o ensino técnico, mas considera cursar a modalidade se tiver conhecimento e acesso.

A maioria (77%) disse ter baixo ou nenhum conhecimento sobre o Ensino Técnico mas, ao mesmo tempo, 69% revelam alta ou muito alta a possibilidade de cursá-lo caso tivessem a oportunidade de conciliar com o ensino regular. Ao questionar os jovens sobre o acesso e a oferta de curso técnico, 93% concordam que deveria ter o ensino profissionalizante nas escolas de Ensino Médio para todos os estudantes que tiverem interesse. Porém, 84% acham que há poucas escolas com essa modalidade de ensino, 53% dizem não ter nenhuma perto de casa, 54% não conhecem escola técnica e 45% sequer já ouviram falar de alguma instituição do tipo, o que acarreta desestímulo para considerar a modalidade.

Os dados corroboram com um importante momento no país, que é a implementação até 2022 do Ensino Médio flexibilizado, que considera cinco itinerários, entre eles o 5º dedicado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Isso representa um forte aumento no número de escolas que oferecerão a EPT e que darão acesso ao ensino técnico às juventudes, unindo a formação básica com a formação profissional.

“Apesar da introdução da EPT como um dos itinerários de formação e de tornar o Ensino Médio mais atrativo aos jovens, ainda há muito desconhecimento por parte deles sobre os cursos. Acreditamos que a EPT tem grande potencial de transformação e é um vetor de desenvolvimento tanto para os jovens quanto para o país. Trata-se da primeira etapa para a qualificação de uma carreira que será desenvolvida ao longo da vida, mas que aumenta as chances de empregos dignos, com melhor remuneração e reconhecimento”, diz a superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue .

“Este estudo é de extrema importância, porque destaca a relação entre escola e trabalho, a partir de dados que chamam a nossa atenção: 90% dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio consideram que a escola deveria prepará-los para o mercado de trabalho. Neste contexto, a pesquisa enfatiza o potencial do Ensino Médio na formação profissional dos jovens e a preferência manifestada por eles pela qualificação para o trabalho, enquanto estudam. Este achado do estudo reforça a relevância da Lei da Aprendizagem, que mantém o jovem na escola ao mesmo tempo em que oferece a oportunidade do primeiro emprego, com todas as garantias”, afirma o secretário geral da Fundação Roberto Marinho, Wilson Risolia.

Compartilhe: