A um dia do segundo turno da eleição presidencial, 94% dos eleitores afirmam já ter decidido em quem votar e não pretendem mudar de escolha, segundo pesquisa PoderData/Aya realizada de 19 a 21 de outubro. Entre os que declaram voto no senador Flávio Bolsonaro (PL), o percentual chega a 97%. No grupo que declara voto no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), são 94%.
O levantamento mostra que 6% dos eleitores ainda admitem rever a escolha até a votação de domingo (25.out.2026). Nesse cenário, as campanhas buscam conquistar os eleitores que ainda não consolidaram sua decisão.
A pesquisa perguntou aos entrevistados: “Sobre seu voto para presidente no 2º turno, você diria que…” e “No dia 25 de outubro teremos o 2º turno da eleição para presidente do Brasil. Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?”.
Comparecimento no primeiro turno
O estudo também investigou se os entrevistados compareceram às urnas no primeiro turno, em 4 de outubro. Ao todo, 90% disseram ter votado, enquanto 10% afirmaram que não compareceram.
Entre os eleitores que não votaram na primeira etapa, 10% declaram intenção de voto em Lula no segundo turno, enquanto 8% afirmam votar em Flávio.
Intenção de voto
A pesquisa realizada de 19 a 21 de outubro mostra Flávio com 51% dos votos válidos, ante 49% de Lula. A diferença está dentro da margem de erro de 1,6 ponto percentual, o que configura empate técnico entre os candidatos.
Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios e parceria de divulgação com o Aya Bancah. Os dados foram coletados por meio de ligações para telefones fixos e celulares. Foram realizadas 4.000 entrevistas em 865 municípios das 27 unidades da Federação.
A margem de erro é de 1,6 ponto percentual, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07926/2026.
As entrevistas foram feitas por telefone, por meio do sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde pelo teclado do aparelho. Para compor a amostra, o PoderData/Aya realiza ligações até preencher proporcionalmente os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica.
Os resultados foram arredondados para facilitar a leitura. Por esse motivo, a soma de alguns percentuais pode ser diferente de 100%.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.