Ação Judicial Denuncia Disseminação de Fake News em João Pessoa**
Nesta sexta-feira (13), os representantes da coligação “João Pessoa no Caminho Certo”, liderada pelo prefeito Cícero Lucena (PP), realizaram uma coletiva de imprensa para expor a existência de milícias digitais que têm disseminado informações negativas sobre o gestor. A iniciativa surgiu após uma representação que solicitou a remoção de conteúdos prejudiciais nas redes sociais, e uma decisão judicial já foi proferida pelo juiz Adilson Fabrício Gomes Filho, da 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa, concedendo tutela de urgência.
Os advogados afirmam que grupos organizados estão utilizando plataformas como YouTube e Facebook para veicular conteúdo depreciativo, que é amplamente compartilhado via WhatsApp e outras redes sociais. A investigação revelou que os perfis envolvidos estão ligados a entidades e indivíduos específicos, mas não foi possível identificar quem estaria por trás das publicações.
De acordo com a defesa do prefeito, os conteúdos veiculados contêm informações distorcidas e falsas, o que tem impactado negativamente sua imagem pública. As alegações reforçam que essa prática caracteriza uma propaganda irregular, contribuindo para a desinformação e colocando em dúvida a candidatura do prefeito nas próximas eleições municipais.
O juiz determinou que as plataformas META, GOOGLE DO BRASIL e HOSTINGER BRASIL HOSPEDAGEM DE SITES LTDA sejam notificadas para que removam o material ofensivo em um prazo de 24 horas. Caso isso não seja cumprido, uma multa de R$ 100.000,00 poderá ser aplicada, conforme as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O magistrado também exigiu que seja informado sobre as ações tomadas pelas plataformas dentro de um prazo de 48 horas.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.