Alírio Trindade e Edalmo Leite são homenageados pela ALPB
28 de setembro de 2023
Redação

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quarta-feira (27), no plenário “Deputado José Mariz”, para outorga do título de cidadão paraibano e “Medalha Epitácio Pessoa” ao empresário Alírio Trindade Leite; e a “Medalha Epitácio Pessoa” ao também empresário Edalmo Leite Fernandes de Assis pelos relevantes serviços prestados ao estado. As homenagens foram propostas pelo deputado Wallber Virgolino.

O evento foi muito prestigiado por personalidades do mundo empresarial paraibano. O deputado Wallber Virgolino justificou as honrarias afirmando ter sido “tocado por Deus” com inspiração para prestar homenagem a dois grandes empresários do Estado. “É uma honra para mim, na qualidade deputado estadual homenagear dois grandes empresários e, acima de tudo, duas grandes pessoas que muito contribuem para a Paraíba. Sou um parlamentar que concede poucas medalhas, poucas honrarias aqui na Assembleia. Quando eu faço é porque são pessoas que realmente são merecedoras. Edalmo e Alírio são conhecidos na Paraíba, no Nordeste e em todo o país. São pessoas que geram emprego, geram renda e elevam o nome do nosso estado nacionalmente. Então, a Assembleia Legislativa, hoje, através do meu mandata abraça esses dois filhos ilustres e diz ao povo da Paraíba que quem gera emprego, gera rende, quem é bom pai, bom filho, bom marido, bom cidadão, merece ser paraibano, merece ser homenageado”, disse.

O deputado George Morais, que secretariou os trabalhos, declarou que “são homenagens mais do que merecidas”. “Pessoas que tenho o orgulho de conhecer de perto as famílias. Sei da origem, sei da natureza, da essência. Especialmente o doutor Edalmo Leite Fernandes de Assis, um amigo, um grande empreendedor, empresário, gerador de empregos, de renda e uma pessoa de bem; uma pessoa que tem um coração gigante, um coração grande, prestativo, amigo todas as horas. Então, fico feliz de participar dessa justa homenagem. O Doutor Alírio também é outro grande empreendedor que também tem uma importante contribuição para a economia do nosso estado, especialmente ali no Brejo, em Bananeiras. Sem dúvida que a Assembleia Legislativa presta neste dia, com todas as honras, homenagens merecidas”, finalizou.

O empresário Alírio Trindade manifestou muita honra e humildade por ser homenageado pela “Casa de Epitácio Pessoa”. “São homenagens muito importantes para mim e minha família. Eu nasci no Rio Grande do Norte, mas desde um ano de idade estou na Paraíba. Vim para a Paraíba e aqui me tornei professor com 15 anos. Aos 18 anos, eu fiz concurso para o Fisco Estadual e fui aprovado. Com 32 anos, entrei na Universidade Federal da Paraíba, onde implantei o Campus de Bananeiras, que dirigi por 12 anos, implantando os cursos superiores. Aqui em João Pessoa, na área também de educação, eu ajudei a implantar a UniPB, que hoje é FPB. Essas homenagens são muito honrosas para mim, porque eu tenho uma grande história na Paraíba. Porque eu trabalhei bastante e ainda trabalho bastante nesse estado”, acrescentou.

O empresário Edalmo Leite declarou que recebe a homenagem “com muita emoção e muito lisonjeado”. “Para mim é uma grande honra, porque ter saído do sertão da Paraíba, de Patos, e chegar aqui em João Pessoa e receber essa honrosa medalha que leva o nome de Epitácio Pessoa, um natural paraibano de Umbuzeiro e que foi presidente da República. Muito nos honra receber essa medalha que, para mim, é uma das maiores homenagens que eu estou recebendo agora”, finalizou.

Entre as personalidades que prestigiaram o evento, destacam-se o médico Reginaldo Tavares, presidente das Unimeds Nordeste; o empresário Germano Toscano de Brito; o ex-deputado estadual Severino Ramalho Leite, presidente da Academia Paraibana de Letras (APL); o jornalista Ubirajara Formiga, representando os amigos dos homenageados; e o suplente de deputado estadual Dudu Soares.

Compartilhe: