ALPB aprova projetos que beneficiam mulheres em saúde mental e oncologia
6 de dezembro de 2023
Redação

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (6) o Projeto de Lei 604/2023, de autoria do deputado Eduardo Carneiro, que sugere a criação da Campanha de Conscientização sobre o esvaziamento axilar (linfadenectomia) em mulheres no tratamento contra o câncer. De acordo com o autor da proposta, a ideia é utilizar o mês de agosto para realizar uma série de iniciativas em todo o Estado.

Com base no texto apresentado, uma vez retirados esses linfonodos, a paciente não poderá mais aferir pressão ou tomar qualquer medicação endovenosa no braço em que foi realizado o esvaziamento axilar. “Por isso, o objetivo dessa campanha é conscientizar sobre o assunto, facilitando informações para os profissionais da área de saúde (bombeiros, paramédicos, SAMU), em caso de alguma emergência onde a paciente não possa avisar que naquele braço não poderá ser realizado nenhum procedimento”, explicou o parlamentar.

A criação de um Disque Saúde Mental da Mulher com o propósito de atender e fornecer apoio emocional e psicológico para mulheres em situação de vulnerabilidade foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa. O projeto de Lei 1.165/2023, de autoria do deputado Wilson Filho, propõe que seja disponibilizado um número telefônico, com profissionais que possam atender as mulheres que buscarem ajuda, sob total sigilo e anonimato.

O texto especifica que os profissionais deverão ser capacitados para realizar os atendimentos, dispondo de informações de locais e formas de encaminhamento para especializados de saúde mental e acompanhamento psicológico, em especial para mulheres em situação de violência. Ainda de acordo com o texto apresentado pelo deputado Wilson Filho, também deverão dispor de telefones e endereços de Centros de Referência assistenciais, de Delegacias da Mulher em todo Estado e de Hospitais Públicos. “As mulheres em situações de violência, vulnerabilidade econômica e outros desafios sofrem de estresse emocional e problemas de saúde mental e precisam ser assistidas adequadamente”, observou o deputado, ao defender o seu projeto.

Todas as sessões, reuniões, solenidades e debates realizados pela Assembleia Legislativa da Paraíba podem ser acompanhados pelo povo paraibano através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Compartilhe: