ALPB concede Medalha a Ferdinando Lucena

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-feira (19), a Medalha de Mérito Turístico ao diretor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena. A solenidade, proposta pelo deputado Nabor Wanderley (PRB), também comemorou o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro.

Para Nabor Wanderley, o homenageado tem contribuído ativamente para o desenvolvimento do turismo na Paraíba. “Ferdinando já vem fazendo um trabalho na área de turismo há muito tempo e conduz com muita responsabilidade o Centro de Convenções de João Pessoa, fazendo com que aquele espaço seja realmente um ponto de desenvolvimento do setor cultural, recebendo grandes shows e eventos. Então, isso se dá graças ao trabalho que ele tem feito, não só administrando o espaço, mas também atraindo eventos para João Pessoa”, afirmou.

Ferdinando Lucena ressaltou que a honraria da Assembleia reforça o seu compromisso com o trabalho desenvolvido em prol do turismo paraibano. “O Centro de Convenções, hoje, é uma grande realidade na Paraíba. Existe o turismo antes e depois do Centro, e esse trabalho diuturno é feito exatamente para movimentar a economia do Estado e, em especial, da capital João Pessoa. Dessa forma, nós temos desenvolvimento econômico, social e turístico. Então, essa homenagem chega em boa hora, porque ela estimula, incentiva e aumenta a responsabilidade para fazer muito mais”, destacou.

Já presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, ressaltou que a celebração o Dia Mundial do Turismo é importante para o reconhecimento de um dos setores que mais cresce no estado. “É o setor que mais gera emprego e renda, é uma área importantíssimo. No entanto, o setor ainda é levado como uma brincadeira, principalmente no Brasil, porque a gente ainda não percebeu a força do turismo, que mexe com a agricultura, a pecuária, a construção civil e todas as outras indústrias. Esse tipo de discussão na Assembleia é fundamental para que os parlamentares e a população que assiste percebam, valorizem, impulsionem e cobrem mais ações nessa área”, disse.

Também participaram da sessão os deputados Jutay Meneses e Lindolfo Pires; o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior; o promotor de Justiça, Amadeus Lopes Ferreira; o vereador de João Pessoa, Lucas de Brito; o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Gustavo Feliciano; a secretária de Turismo de Campina Grande, Rosália Lucas; a presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira da Paraíba (Abih-PB), Manuelina Hardman; o presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens, Seccional Paraíba (Abav-PB), Bruno Mesquita; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho.

Perfil

Ferdinando Lucena é turismólogo, com especialização em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Gestão Pública pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Foi consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB) e professor de Gestão e Captação de Congressos e Eventos. É fundador da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo, Secção Paraíba.

Atuou como Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo da Prefeitura de João Pessoa entre os anos de 2005 e 2008, além de ser interlocutor do projeto 65 Destinos Indutores do Ministério do Turismo e secretário-executivo da instância de governança do litoral paraibano.

Ferdinando também participou como membro dos conselhos estadual e municipal de Turismo; secretário-executivo da subcomissão parlamentar de Turismo da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP); secretário-executivo da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio/CNC; e membro do Conselho Diretivo da Associação de Conventions Bureaux da América Latina e Caribe.