A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial nesta quinta-feira (2) para conceder a Medalha Augusto dos Anjos ao Artista Mateus Rosa, pelo legado à arte a partir da sua construção no campo da pintura, enaltecendo o estado em todo o país e no exterior.
A proposição, de autoria do deputado Michel Henrique, é uma homenagem ao jovem artista paraibano Mateus Rosa, natural de Campina Grande, que, aos nove anos de idade, terá suas obras expostas em um dos mais prestigiados espaços culturais do mundo, o Museu do Louvre, em Paris. Mateus iniciou sua trajetória artística aos dois anos e sete meses, logo após receber o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“A participação de um artista mirim paraibano em exposição no Louvre transcende o feito individual. Representa não apenas a valorização da diversidade e da inclusão social, mas também o poder transformador da arte na vida de crianças com TEA. É motivo de orgulho para todos os paraibanos ver o talento de Mateus Rosa brilhar em um espaço que já consagrou nomes como Leonardo da Vinci e Michelangelo”, ressaltou Michel Henrique.
Com apoio de sua família, Mateus encontrou na arte um caminho de superação e de revelação de talento. “Me sinto muito honrada por ele receber esta homenagem desta Casa, fico muito feliz. É também uma representatividade para as pessoas com autismo, e por isso nos orgulhamos muito de sua trajetória. Ele tem nove anos, ainda é criança, está na fase de descobertas, e já está sendo reconhecido. Sua pintura diferenciada, inclusive, alcançará o mundo”, destacou a mãe de Mateus, Maria Eduarda Cavalcanti.
Mateus Rosa, que também esteve acompanhado do seu pai Milton Rosa Neto, agradeceu a homenagem e ressaltou o sentimento de felicidade. “Estou muito Feliz”. Amigos e outros familiares também participaram da sessão.
Durante a sessão, aconteceu o lançamento do documentário “Sociedade Singular”, produzido pela equipe da TV Assembleia. Uma obra que mergulha de forma sensível e urgente no universo das famílias atípicas da Paraíba, celebrando a diversidade e os laços que se formam para além dos moldes convencionais. A obra reafirma o papel do Poder Legislativo paraibano como agente promotor de cidadania.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.