ALPB debate situação das Instituições de Longa Permanência de Idosos
Segundo Cida Ramos, mais de 15 instituições para idosos estiveram pressentes no encontro. “As pessoas estão vivendo mais, estão envelhecendo, mas é preciso envelhecer com boas condições de vida. Só faz sentido viver se for com dignidade. Então, essa audiência foi para isso, para a gente discutir a institucionalização, os abrigos, e poder encontrar alternativas”, destacou a parlamentar.
O vice-presidente da Associação Paraibana das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIS), Washington Padilha, explicou que a ILPIS é uma associação que foi criada há apenas três meses e que agrega grande parte das instituições para idosos na Paraíba. “Eu quero agradecer a iniciativa da deputada Cida Ramos, através da Frente Parlamentar da Seguridade Social, que abraçou essa causa desde o primeiro momento e que, com essa audiência pública, possibilitou esse debate envolvendo vários personagens que fazem parte desse contexto”, disse Washington Padilha.
Representando o Lar da Providência, Penina Alves, explicou que essas instituições dependem das doações da sociedade civil, e outras formas de financiamento como o recebimento de multas judiciárias e emendas parlamentares. Esses valores, no entanto, têm sido insuficientes para garantir uma infraestrutura adequada e a contratação de profissionais envolvidos.
A deputada Cida Ramos disse ainda que está encaminhando também, para tramitação na ALPB, os Títulos de Reconhecimento de Utilidade Pública de quase 10 ILPIS no estado. “Essa documentação é pré-requisito para captação de recursos públicos e estamos prestando orientações a estas instituições através da Frente Parlamentar de Seguridade Social”, disse.