ALPB debate turismo religioso em São João do Cariri
4 de maio de 2023
Redação

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (4), audiência pública itinerante em São João do Cariri para debater com a população formas de desenvolver o turismo religioso no município conhecido como Cidade da Fé. A proposta foi elaborada pelo deputado Romualdo Quirino e pelo vereador Natércio Farias. Localizada a 203Km de João Pessoa, São João do Cariri é rica em historia, cultura e belezas naturais e é sempre lembrada como cidade de potencialidades para o turismo.
A audiência pública aconteceu na Câmara de Vereadores do município e reuniu, além de parlamentares, prefeitos da região e representante da Igreja Católica e da sociedade civil organizada, com o objetivo de definir estratégias que coloquem o município na rota do turismo religioso estadual. São João do Cariri é conhecida por sua festa de padroeira centenária, a Festa de Nossa Senhora dos Milagres, que em 2023 completou 172 anos.
A Igreja de Nossa Senhora dos Milagres de São João do Cariri foi fundada pelos jesuítas em 1750. Virou Santuário em 2010. No mês dedicado a festa religiosa entre 15/08 a 25/09, a cidade recebe cerca de 100 mil romeiros.
Para o deputado Romualdo Quirino, é preciso que a Assembleia trabalhe também com o objetivo de mostrar os potenciais que cada região da Paraíba possui e discutir com as lideranças municipais, com o parlamento de cada cidade e com a população qual a melhor forma de explorar estas riquezas. “Esta cidade é histórica e possui uma festa que já dura 172 anos, que é Festa dos Milagres e a população tem a vontade de construir um santuário”, disse o parlamentar.
O parlamentar ressaltou ainda que inúmeras cidades do Brasil se tornaram conhecidas e se desenvolveram economicamente com base no turismo religioso, a exemplo de Aparecida, em São Paulo; Belém, no Pará, entre outras. “São cidades que têm o turismo religioso como parte relevante da economia e na vida social da população. Então, como São João do Cariri tem esse potencial, viemos aqui com o objetivo de divulgá-la e torná-la mais presente”, argumentou o deputado.
O vereador Natércio Farias, que propôs a realização da audiência pública na Câmara de São João do Cariri, destacou a necessidade que o município tem de ser reconhecido pelos órgãos do segmento turístico, por sua tradicional religiosidade. O parlamentar lembrou ainda que São João do Cariri já recebe a denominação de ‘Cidade da Fé’.
Para o padre João Jorge Rietveld, escritor, historiador e pároco em Cabaceiras, a iniciativa da Assembleia Legislativa da Paraíba é primordial para tornar o turismo religioso ainda mais forte na região do Cariri paraibano. “Aqui, temos igrejas, expressões artísticas em vários lugares, de pessoas que se especializaram em assuntos religiosos, santuários, estátuas, imagens e museus com diversas lembranças do catolicismo passado. Mas, para que as pessoas se interessem, é preciso indicar os pontos importantes e explicar a história daquele lugar, para que todos aprendam, valorizem e queiram conhecer”, defendeu o padre, que nasceu na Holanda, mas vive na região do Cariri desde 1986.
A audiência pública contou também com a presença do prefeito de São João do Cariri, José Hélder Trajano; da prefeita do Congo, Flavinha Souza; e do padre Assis Meira, da Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres.

Compartilhe: