ALPB homenageia Carneiro Arnaud com Diploma Napoleão Laureano
13 de dezembro de 2023
Redação

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (13), Sessão Solene para concessão do Diploma Napoleão Laureano de Honra ao Mérito das Ciências Médicas ao médico Antônio Carneiro Arnaud. A homenagem foi proposta pelo deputado Branco Mendes e aprovada por unanimidade no plenário da Casa Epitácio Pessoa.

Branco Mendes ressaltou a trajetória de relevantes serviços prestados pelo médico ao estado e ao povo paraibano na direção do hospital Napoleão Laureano, referência estadual no tratamento do câncer.

“Carneiro Arnaud faz história na vida política e como profissional na medicina da Paraíba. Um homem que completou 90 anos de idade, dedicado, com honradez, com muito trabalho e muita luta. Nós só temos, primeiramente, que agradecer a Deus e agradecer a todos que sabem o valor desse grande homem, e a Assembleia que hoje presta essa homenagem com a medalha Napoleão Laureano, a ele que foi um dos fundadores e que na realidade merece todas as nossas homenagens”, destacou o parlamentar.

O médico agradeceu a homenagem realizada pelo Legislativo Estadual. “Quando a gente procura fazer as coisas certas e as pessoas acham que essas coisas foram feitas corretamente, aí a gente recebe homenagem. Eu acredito que faço na minha dedicação, no meu zelo, no meu interesse pelos meus conterrâneos vitimados de câncer. Então, nós fizemos um trabalho aqui no Laureano, que eu considero gigantesco. Não fui eu que fiz o trabalho. Isso é um conjunto de pessoas. Todos os membros da Fundação, os diretores do Hospital, os funcionários que dão a sustentação para que o paciente seja bem atendido. De modo que isso, para mim, é muito gratificante”, disse.

A solenidade foi bastante prestigiada, contou ainda com a presença da deputada Sílvia Benjamin, diretores do Hospital e Fundação Laureano e colaboradores das duas instituições.

“É uma felicidade, uma satisfação grande estarmos aqui hoje representando a Assembleia Legislativa junto com o deputado Branco. Foi uma proposição dele e também através do presidente Adriano Galdino, para um grande homem. O doutor Antônio Carneiro Arnaud presta relevante serviço e é uma homenagem mais do que justa. Estamos aqui para prestigiar, para parabenizá-lo por todo o seu trabalho, todo o seu empenho para a saúde dos paraibanos e paraibanas”, disse a deputada.

PERFIL DO HOMENAGEADO

Antônio Carneiro Arnaud nasceu em Pombal (PB) no dia 7 de dezembro de 1933, filho de Chateaubriand de Sousa Arnaud e de Dalva Carneiro Arnaud. É médico oncologista, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1958, e bacharel em Administração de Empresas, pela Faculdade de Administração dos Institutos Paraibanos de Educação (atual Unipê), em 1975.

Em 1960, assumiu a diretoria do Hospital do Câncer Napoleão Laureano em João Pessoa, tendo exercido paralelamente uma série de atividades ligadas ao setor hospitalar: professor das escolas de enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba (Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat), em 1961, e da Faculdade de Medicina da UFPB, em 1962. Em 1968, fundou a Associação Paraibana de Hospitais, tornando-se seu presidente; e em 1970 a Clínica São Camilo, da qual também assumiu a presidência.

Membro de uma família de políticos, Carneiro Arnaud já ocupou cargos eletivos e públicos como deputado federal por duas legislaturas (1979-1983 e 1983-1987) e a Prefeitura de João Pessoa, no período de 1º de janeiro de 1986 a 31 de dezembro de 1989. É sobrinho de Rui Carneiro, deputado federal de 1935 a 1937, interventor na Paraíba de 1940 a 1945 e senador de 1951 a 1977; de José Janduí Carneiro, constituinte em 1946 e deputado federal, de 1946 a 1975; e de Alcides Vieira Carneiro, deputado federal, de 1951 a 1955, e ministro do Superior Tribunal Militar (STM), de 1966 a 1976. Seu tio-avô, Daniel Vieira Carneiro, foi deputado federal pelo Ceará de 1921 a 1923 e pela Paraíba de 1927 a 1929.

Compartilhe: