ALPB homenageia gestores da Saúde do Estado que atuaram na pandemia

Em reconhecimento ao trabalho desempenhado na saúde da Paraíba, especialmente desde o início da pandemia, a Assembleia Legislativa da Paraíba concederá a medalha Epitácio Pessoa à secretária de Saúde do Estado, Renata Nóbrega; ao ex-secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros; e ao diretor-superintendente da Fundação Paraibana de Saúde (PB Saúde), Daniel Beltrammi.

A entrega será realizada às 15h desta quarta-feira (20), durante a Sessão Solene híbrida, que ocorre no plenário da Casa e forma virtual. Na ocasião, o deputado Raniery Paulino concederá, ainda, o Título de Cidadão Paraibano a Daniel Beltrammi.

A propositura para a entrega da mais alta condecoração da ALPB partiu do presidente da Casa, Adriano Galdino, em conjunto com os deputados Jeová Campos, Wilson Filho, Pollyanna Dutra, Raniery Paulino, Ricardo Barbosa, João Gonçalves, Júnior Araújo e Janduhy Carneiro.

“A Paraíba tem sido um dos estados mais efetivos no combate à Covid-19, graças ao empenho e à competência do médico Geraldo Medeiros, em parceria com Renata Nóbrega e Daniel Beltrammi. Com planejamento, dedicação e visão estratégica e humana, eles conseguiram combater a doença e evitar a catástrofe no sistema de saúde. Por isso, nada mais justo reconhecer esse trabalho impecável e incessante”, ressaltou Adriano Galdino.

Natural de Esperança, Geraldo Medeiros é médico pneumologista e cirurgião torácico. Foi diretor do Hospital de Trauma de Campina Grande e professor da Universidade Federal de Campina Grande. Em janeiro de 2019, assumiu o cargo de Secretário Executivo de Gestão de Rede de Unidade de Saúde e, em setembro, foi nomeado secretário de Estado da Saúde, cargo que exerceu até abril deste ano.

Já Renata Nóbrega é natural de Santa Luzia. Enfermeira com atuação em vigilância em saúde, faz parte do quadro da SES – PB desde 2012. Ocupou o cargo de Gerente Executiva de Vigilância em Saúde de 2014 até dezembro de 2018. Professora universitária, doutoranda em biotecnologia, assumiu, em janeiro de 2019, o cargo de Secretária Executiva de Saúde da Paraíba. Com a saída de Geraldo Medeiros da SES, Renata foi nomeada a nova secretária de Estado da Saúde.

Natural de São Paulo, o atual diretor-superintendente da Fundação Paraibana de Saúde (PB Saúde), Daniel Beltrammi, é médico sanitarista, mestre em gestão de tecnologias e inovação em saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Ele é aluno pesquisador de doutorado, do programa de pós-graduação em saúde coletiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

A sessão terá transmissão pela TV Assembleia, por meio do canal 8.2 (TV aberta Grande João Pessoa, Campina Grande, Patos e região), canal 11 na net e 340.2 na Sky, GVT e Claro, e pelo YouTube (TV Assembleia PB) e Facebook da Casa de Epitácio Pessoa.