ALPB homenageia gestores e ex-gestores da Saúde

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quarta-feira (20), para conceder a Medalha Epitácio Pessoa (a mais alta honraria da Casa) aos médicos Geraldo Antônio de Medeiros e Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, e Renata Valeria Nóbrega pela atuação dos profissionais da área de saúde durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A propositura para a entrega da mais alta comenda da ALPB partiu do presidente da Casa, Adriano Galdino, e foi subscrita pelos deputados Wilson Filho, Pollyanna Dutra, Ricardo Barbosa, João Gonçalves, Júnior Araújo, Janduhy Carneiro e Raniery Paulino que, na oportunidade, também agraciou Beltrammi com o título de Cidadania Paraibana.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, disse que a homenagem é o reconhecimento da “Casa Epitácio Pessoa” pelo grande trabalho que foi feito pela gestão do governador João Azevêdo, de forma bem específica pelos gestores da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, nas ações de prevenção e combate à Covid-19. “A Paraíba foi referência para todo o Brasil. Muitos paraibanos morreram, mas muitos foram salvos graças à ingerência corajosa, determinada, às vezes até impopular, mas muito firme no sentido de defender a vida, do Estado e dos gestores da saúde”, disse.

“A Assembleia da Paraíba resolveu homenagear quem teve essa postura de querer apostar na vida, de querer enfrentar à Covid-19 de uma forma muito clara e com base na ciência. Tudo isso está sendo reconhecido nesse ato e nós, enquanto deputados, estamos fazendo justiça dando a quem merece as devidas homenagens”, acrescentou o presidente.

O deputado Jeová Campos justificou a homenagem destacando que os gestores representam todos os trabalhadores, efetivos e comissionados, do Sistema Único de Saúde e se destacaram nacionalmente pela transparência nos dados e nas ações efetivas de prevenção e combate à pandemia, além de terem enfrentado resistências profundas. “Felizmente não tivemos um número exagerado de vítimas na Paraíba, graças a essa equipe técnica. Essa homenagem é feita a todos os trabalhadores e trabalhadoras da Saúde, representados por essas três autoridades públicas que, de fato, cumpriram o seu dever num momento tão crítico e tão grave da nossa história”, afirmou.

Renata Nóbrega, atual secretaria estadual de Saúde, revelou-se muito honrada e emocionada com a homenagem e lembrou que no início da pandemia os profissionais de saúde saíram de suas casas para trabalhar sem ter a mínima noção do que estariam prestes a enfrentar. “Sinto-me honrada por representar esses profissionais de saúde do estado da Paraíba, nas gestões estadual e municipais e essa homenagem é o reconhecimento de que nós acertamos em tudo o que fizemos durante essa pandemia”, disse.

O ex-secretário Geraldo Medeiros lembrou que dormir à meia-noite e acordar às 05h30 da manhã foi a rotina dos gestores da Saúde no estado ao longo de três anos e três meses. “Muito nos honra o reconhecimento dessa Casa, dos membros da Assembleia Legislativa que assinaram essa comenda. Isso nos reconforta e nos premia, antes de tudo, por este exaustivo trabalho”, disse.

Daniel Beltrammi, destacou que a homenagem é extensiva a todos os profissionais de saúde do estado, “que lutaram bravamente nesses últimos vinte e cinco meses para manter a dignidade e o bem-estar de todo o estado”. “Nós, eu, Dr. Geraldo e Drª Renata temos essa honra de poder representá-los nesse momento”, pontuou.

CIDADANIA PARAIBANA

Ainda na sessão desta quarta-feira a “Casa de Epitácio Pessoa” concedeu o título de Cidadania Paraibana a Daniel Beltrammi. O deputado Raniery Paulino, autor da propositura, destacou que o médico atuou com competência na função de Secretário Executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, cuja missão é a de preparar um modelo hospitalar a altura do que o povo paraibano merece ter, repetindo igual competência atualmente à frente da PBSaúde.

“Sua dedicação e esforços lhe fazem digno da outorga do Título de Cidadão Paraibano, sobretudo nesta pandemia do novo coronavírus (COVID-19) que vem exigindo uma atenção redobrada para que o sistema de saúde suporte a grande demanda de pacientes e ofereça um serviço de qualidade”, justificou.

Daniel Beltrammi disse que o título de Cidadania Paraibana lhe dá um crédito ainda maior, como o mais novo membro da irmandade paraibana. “Isto me faz mais feliz ainda por cumprir o meu dever como paraibano, mas também a seguir na luta pelo Sistema Único de Saúde na Paraíba, neste que é um dia muito importante para o estado, para os profissionais de saúde, para a vida de cada um de nós”, finalizou.

Também participaram do evento o procurador-geral do estado, Fábio Andrade Medeiros, representando o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJPB) e governador em exercício do estado; os deputados Wilson Filho; Pollyanna Dutra, João Gonçalves, Drª Paula e Jane Panta; o médico Marcelo Pinheiro de Lucena Filho, diretor-presidente da Fundação Napoleão Laureano; os secretários Valéria Aragão, da Articulação Política; Marialvo Laureano, da fazenda; e Gilmar Martins, do Planejamento, Orçamento e Gestão; além de Jhony Bezerra, secretário executivo da Saúde na Paraíba; e o médico Thiago Lins da Costa Almeida, diretor-geral do Hospital Napoleão Laureano.

QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS:

GERALDO MEDEIROS

Geraldo Antônio de Medeiros, 67 anos, é natural de Esperança/PB. É médico cirurgião torácico. Foi diretor do Hospital de Trauma de Campina Grande desde a sua abertura em 2011 e também é professor da Universidade Federal de Campina Grande. Assumiu, em janeiro de 2019, o cargo de Secretário Executivo de Gestão de Rede de Unidade de Saúde. Em setembro do mesmo ano, foi nomeado secretário de estado da Saúde e ficou no cargo até o início deste mês, quando se desincompatibilizou para disputar as eleições.

RENATA NÓBREGA

Renata Nóbrega é natural de Santa Luzia/PB. É enfermeira, com atuação em vigilância em saúde. Faz parte do quadro da SES-PB desde 2012. Ocupou o cargo de Gerente Executiva de Vigilância em Saúde de 2014 até dezembro de 2018. Professora universitária, doutoranda em biotecnologia, assumiu a partir de janeiro de 2019 o cargo de Secretária Executiva de Saúde da Paraíba. Neste mês, foi efetivada no cargo de secretário de estado da Saúde, em função da desincompatibilização do titular Geraldo Medeiros.

DANIEL BELTRAMMI

Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, é natural de São Paulo/SP. É médico sanitarista, Doutor em Ciências pela UNIFESP, Especialista em Administração em Saúde pela Faculdade de Medicina da USP e pela EAESP-FGV, mestre em gestão de tecnologias e inovação em saúde pelo Instituto Sírio-libanês de Ensino e Pesquisa. Em setembro de 2019, foi nomeado secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), permanecendo no cargo até março do corrente ano. Desde 2020 ocupa o cargo de diretor superintendente para a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PBSaúde).