ALPB realiza evento de abertura da Semana do Empreendedorismo em JP
21 de novembro de 2023
Redação

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta segunda-feira (20), solenidade de abertura da Semana do Empreendedorismo 2023. O evento, proposto pelo deputado estadual Eduardo Carneiro, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, aconteceu no SESC Cabo Branco, em João Pessoa, e contou com a presença da deputada Camila Toscano e do deputado João Gonçalves.

O deputado Eduardo Carneiro destacou a participação de estudantes de escolas estaduais e municipais no evento e afirmou que os debates, assim como as discussões realizadas durante a semana do Empreendedorismo contribuirão para que o ato de empreender desperte nos mais jovens habilidades que, no futuro, lhe trarão liberdade econômica e financeira.

“É um momento extremamente importante. É mais uma edição onde nós estamos realizando um debate, uma discussão sobre como empreender no Brasil e aqui na Paraíba. Nós estamos fazendo questão, inclusive, de trazer os alunos da rede pública para participar, escutarem as palestras, os debates, porque nós entendemos que o empreendedorismo é uma ferramenta, um mecanismo para poder tirar as pessoas da escravização do poder público e empreender através do seu suor, gerando emprego, renda e oportunidade”, declarou.

Para o parlamentar, os eventos voltados para os empreendedores paraibanos durante toda esta semana serão ricos em conhecimentos e que a Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, dá a sua contribuição.

A deputada Camila Toscano destacou a importância do Poder Legislativo ao promover e valorizar eventos direcionados ao empreendedor, principalmente, para o empreendedorismo feminino, como forma de conceder à mulher sua liberdade financeira. “O empreendedorismo é um caminho muito importante para a nossa economia, é um caminho fenomenal para proteger a mulher do ciclo de violência. É muito importante participar desse momento, trazendo exemplos de pessoas que têm sucesso no empreendedorismo. Faz parte da nossa Assembleia esse debate com a sociedade, sair um pouco do nosso plenário e tratar desse tema tão importante junto das pessoas”, declarou Camila.

“É uma alegria estar aqui num evento tão importante feito pela Assembleia Legislativa. Eventos como este são importantes para que a gente estimule novos empreendedores, estimule o empreendedorismo no nosso Estado, principalmente, na área de turismo, uma área tão relevante para o nosso Estado, com potencial muito grande”, avaliou o secretário executivo de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Delano Tavares. Para o secretário, a participação de jovens estudantes em eventos relacionados ao empreendedorismo são fundamentais para estimular novos empreendedores.

O presidente da União Nacional de Legisladores Estaduais (Unale), deputado estadual em Pernambuco, Diogo Moraes, parabenizou a Assembleia e o deputado Eduardo Carneiro e argumentou que eventos como a Semana do Empreendedorismo proporcionam a troca de experiências e ajudam ao poder público a buscar novas soluções, buscar novas legislações que possam dar mais suporte ao empreendedor. “Temos a clara convicção que o empreendedorismo é a grande base da economia, não só brasileira, mas do mundo. Os empreendedores pegam suas vocações regionais, econômicas e desenvolvem de forma regional uma economia. É fundamental o apoio do Poder Público, principalmente, das Assembleias, fazendo leis eficazes para dar suporte necessário ao crescimento dos empreendedores”, disse.

Durante o evento de abertura da Semana do Empreendedor no SESC Cabo Branco, foram homenageados pelo empreendedorismo na Paraíba: Maria de Fátima Mendonça – artesã representante da Feira Móvel do Produtor; Aline Gouveia – coordenadora do projeto Sereias da Penha; Lenize Maria Ferreira – idealizadora do projeto Crochê na Lagoa; e Manoel de Oliveira – empreendedor popular de roupas no Shopping do Varadouro.

Também participaram do evento de abertura da Semana do Empreendedorismo o deputado do Ceará Sérgio Aguiar, membro da Comissão do Empreendedorismo da Unale; a deputada do Amapá, Audilene Souza; a secretaria estadual de Meio Ambiente, Rafaella Camaraense; a secretária de Estado da Paraíba do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra; o secretário executivo do Empreender Paraíba, Fabrício Feitosa; o secretário da Gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Diego Tavares; o prefeito do município de Cuité, Helinho; a prefeita do Conde, Karla Pimentel; o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa, Nivaldo Villar, além de estudantes da rede pública de ensino da Capital.

Todas as sessões, reuniões, solenidades e debates realizados pela Assembleia Legislativa da Paraíba podem ser acompanhados pelo povo paraibano através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Compartilhe: